Aprendizagem e formação docente: uma analítica da ordem do discurso do ProInfantil

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4267

Palavras-chave:

ProInfantil, Discurso, Aprendizagem, Formação docente

Resumo

O artigo problematiza os discursos sobre aprendizagem e formação docente presentes no material do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil. Trata-se de um curso na modalidade normal, em nível de ensino médio, a distância, para a formação de professores que atuam na educação infantil e não possuem a formação exigida pela legislação. Os discursos do material são entendidos como conjuntos de práticas que definem e produzem os objetos dos quais tratam. Por essa via, são discutidos os modos como tais materiais operam no governamento do professor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Erechim RS). Área de Atuação: Educação Infantil. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Políticas Contemporâneas.

Referências

ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 74, p. 251-283, abr. 2001.

ARCE, Alessandra. Pedagogia da Infância ou fetichismo da infância? In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 146-168.

BARBOSA, Ivone Garcia. O ProInfantil e a formação do professor. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 39, p. 285-399, jul./dez. 2011.

BOCCHETTI, André. Por um professor mínimo: a produção “Ã distância” do sujeito docente. 2008. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação)”“ Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.

BOCCHETTI, André; BUENO, Belmira Oliveira. Um professor (sempre) a formar: o governo das subjetividades docentes em programas especiais de formação. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 376-392, maio/ago. 2012.

BRASIL, MEC/SEB/SEED. PROINFANTIL: Programa de Formação Inicial de Professores de Educação Infantil: guia geral. Brasília: MEC/SEB/SEED, 2005. (Coleção ProInfantil)

BURMAN, Érica. La desconstrucción de la psicologia evolutiva. Madrid: Visor, 1998.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1987.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

LOPES, Karina Rizek; MENDES, Roseane Pereira; FARIA Vitória Libia Barreto de (Org.). Livro de estudo: Módulo IV. Brasília: MEC/SEB/Seed, 2006a. (Coleção ProInfantil; Unidade 4).

LOPES, Karina Rizek. Livro de estudo: Módulo IV. Brasília: MEC/SEB/Seed, 2006b. (Coleção ProInfantil; Unidade 5).

LOPES, Karina Rizek. Livro de estudo: Módulo IV. Brasília: MEC/SEB/Seed, 2006c. (Coleção ProInfantil; Unidade 6).

LOPES, Karina Rizek. Livro de estudo: Módulo IV. Brasília: MEC/SEB/Seed, 2006d. (Coleção ProInfantil; Unidade 7).

LOPES, Karina Rizek. Livro de estudo: Módulo IV. Brasília: MEC/SEB/Seed, 2006e. (Coleção ProInfantil; Unidade 8).

PALAMIDESSI, Mariano Ismael. La producción del “maestro constructivista” en el discurso curricular. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 191-213, jul./dez.1996.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOMMER, Luís Henrique; COUTINHO, Karyne Dias. Formação docente para um currículo inclusivo: armadilhas da linguagem. In: BONIN, Iara Tatiana et al. (Org.). Cultura, identidade e formação de professores: perspectivas para escola contemporânea. Canoas: Ulbra, 2008. p. 17-32.

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: BRANCO, Guilherme Castelo; PORTOCARRERO, Vera. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.Recebido em junho de 2013.

Downloads

Publicado

09.05.2014

Como Citar

Carvalho, R. S. de. (2014). Aprendizagem e formação docente: uma analítica da ordem do discurso do ProInfantil. Linhas Crí­ticas, 20(41), 167–187. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4267

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.