Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23798

Palavras-chave:

Práticas avaliativas, Avaliar para aprender, Abordagem positiva do erro, Feedback, Ensino secundário

Resumo

O presente estudo procurou compreender como duas professoras, Leonor de inglês e Ilda de matemática, implementam práticas avaliativas capazes de apoiar a aprendizagem dos seus alunos. Seguindo uma metodologia de natureza interpretativa, optámos pelo design de estudo de caso. A recolha de dados recorreu à observação de aulas e a entrevistas às professoras e a grupos focais de alunos, com registo áudio. A análise de dados seguiu a análise de conteúdo. Embora em disciplinas muito distintas, ambas as professoras apoiam os seus alunos com uma prática de avaliação formativa, assente numa abordagem positiva do erro que constitui uma fonte promissora para a atribuição de feedback.

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Biografia do Autor

Isabel Vieira, Escola Secundária da Ramada

University of Lisbon - Institute of Education - Escola Secundária da Ramada.

Leonor Santos, Universidade de Lisboa

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal

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Publicado

10.07.2019

Como Citar

Vieira, I., & Santos, L. (2019). Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundário. Linhas Crí­ticas, 25, e23798. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23798

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

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