Teoria crítica da sociedade e o sentido político da educação

Autores

  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos ”“ SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3609

Palavras-chave:

Teoria Crítica;, Política;, Educação

Resumo

O artigo situa na tradição intelectual da Teoria Crítica da Sociedade o sentido político da educação. Trata-se de colocar em evidência o projeto de emancipação social e as possibilidades de realização de uma experiência não conformista com relação à realidade existente. Nesse contexto, serão apresentadas duas perspectivas teóricas da acepção frankfurtiana de Teoria Crítica, e que consideram como condição para a formação de pessoas emancipadas a vinculação entre educação e política: a de Theodor Adorno, em que a educação verdadeira transcende a dimensão da adaptação ao mundo vigente, através da recolocação da experiência formativa (Bildung), como forma de crítica à condição de semiformação (Halbbildung); e a de Jürgen Habermas, em que a educação deve formar a capacidade avaliativa e argumentativa dos cidadãos, a fim de fortalecer o espaço público, e garantir a participação efetiva dos interesses da sociedade civil.

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Biografia do Autor

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos ”“ SP

Doutor em Educação (Filosofia e História da Educação) pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2005). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos ”“ SP.

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Gomes, L. R. (2011). Teoria crítica da sociedade e o sentido político da educação. Linhas Crí­ticas, 16(31), 239–258. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3609

Edição

Seção

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

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