Universidade: espaço privilegiado para a formação de professores de Educação Física

Autores

  • Paulo Roberto Veloso Ventura Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3682

Palavras-chave:

Universidade, Formação profissional, Educação física, Licenciatura ampliada

Resumo

O presente artigo reúne acúmulos deste autor na primeira década do século XXI, tempo dedicado especialmente aos estudos sobre a formação profissional em Educação Física. Aborda o processo de entrada na universidade e a relação dos atores desta instituição com o processo de formação profissional. Na prática pedagógica inerente a esta relação, tece considerações sobre as indissociabilidades que permeiam o processo do ensinar e aprender e questiona o trato com o conhecimento que ocorre nos cursos de graduação e as consequências que esta realidade provoca nos espaços de intervenção profissional da área. Defende a formação única e generalista, pela licenciatura ampliada, com centralidade na formação humana.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Veloso Ventura, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela PUC-GO. Docente nos cursos de licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tendo publicado “Educação e Ensino para além do Capital” (Revista: Educativa UCG, 2009); “A Interiorização da Formação Continuada: um desafio para a Educação Física” (Estudos UCGO, 2006).

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Ventura, P. R. V. (2011). Universidade: espaço privilegiado para a formação de professores de Educação Física. Linhas Crí­ticas, 17(32), 77–96. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3682

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

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