Revolução burguesa e educação: uma relação necessária

Autores

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiutí do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3684

Palavras-chave:

Democracia, Formação política, Educação

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da implementação dos sistemas de ensino para esclarecer, basicamente, os conceitos de democracia e educação. Pretende-se salientar detalhes da revolução burguesa e como, para as classes populares, a relação entre formação política e formação cultural é fundamental para a experiência de uma democracia concreta. A luta de classes assume uma dimensão cultural na medida em que a hegemonia constitui-se como dominação e direção intelectual e moral. Essa leitura baseia-se no pensamento de Gramsci, que mostra como a educação laica e gratuita é um dos princípios básicos das democracias modernas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiutí do Paraná

Anita Helena Schlesener possui doutorado em História e é professora (aposentada) de Filosofia Política e Estética da UFPR. Atualmente é Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UTP. Publicações recentes: A escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci (Brasília: Líber Livro, 2009); Percepção e Conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escrito de Benjamin (Educação e Filosofia, v. 24, p. 387-408, 2010); Intelectuais e política: observações acerca do transformismo nos escritos de Antonio Gramsci (Outubro [São Paulo], v. 18, p. 199-220, 2009).

Referências

BADIA, Gilbert. Clara Zetkin: vida e obra. [S.l.]: Expressão Popular, 2003.

FINELLI, Roberto. O “pós-moderno”: verdade do “moderno”. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA,A. De Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 99-112.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Lisboa: Seara Nova, l976. 4 v.

______. La Città Futura (1917-1918). Torino: Einaudi, 1982.

______. Il nostro Marx (1918-1919). Torino: Einaudi, 1985.

______. Scritti Giovanili (1914-1918). Torino: Einaudi, 1975.

______. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi, 1978 .

GRUNER, Eduardo. Leituras culpadas: Marx(ismos) e a praxis do conhecimento. In: BARON, Atilio,AMADEO, Javier; GONZALES, Sabrina (Org.). A teoria Marxista hoje: problemas e perspectivas. SãoPaulo: Expressão Popular, 2007.

HEINE, Heirich. Contribuição à História da Religião e Filosofia na Alemanha. São Paulo: Iluminuras, 1991.

HELLER, Agnes. O homem do Renascimento. Lisboa: Presença, l982.

KOFLER, Leo. História e dialética: estudos sobre a metodologia da dialética marxista. Rio de Janeiro:Editora da UFRJ, 2010.

LOSURDO, Domenico. Democracia ou bonapartismo. Rio de Janeiro/São Paulo: UFRJ/UNESP, 2004.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo/Campinas: Cortez Ed. /Autores Associados, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Schlesener, A. H. (2011). Revolução burguesa e educação: uma relação necessária. Linhas Crí­ticas, 17(32), 97–112. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3684

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.