A racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empírico

Autores

  • Catia Piccolo Viero Devechi Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3611

Palavras-chave:

Racionalidade comunicativa;, Pesquisa em educação;, Crítica;, Objetividade

Resumo

O presente artigo busca discutir a proposta da racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas e as suas contribuições para as pesquisas em educação. Discutimos a ideia de que os propósitos habermasianos de validação comunicativa apreendem a crítica e a objetividade necessárias à qualidade dessas pesquisas. A referência ao mundo que é de todos e a possibilidade de um consenso racionalmente motivado fazem da pesquisa um compromisso com a prática coletiva, elemento esse que deveria ser preocupação de toda e qualquer investigação. Trata de uma proposta que oferece às investigações um sentido pragmático, que não mais se apagaria nas verdades intuitivas, mas tornar-se-ia reconhecível pela possibilidade do acordo comunicativo acerca de algo.

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Biografia do Autor

Catia Piccolo Viero Devechi, Faculdade de Educação - UnB

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Devechi, C. P. V. (2011). A racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empírico. Linhas Crí­ticas, 16(31), 259–273. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3611

Edição

Seção

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

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