Movimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formação

Autores

  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Janssen Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Carla Patrícia Acioli Lins Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4691

Palavras-chave:

Currículo vivido, Formação de professores, Políticas curriculares

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição do currículo vivido da formação inicial no curso de pedagogia para a prática docente dos alunos/ professores, e, a fim de discutir a temática, tomamos como lente teórica, entre outros, Ball (2006) e Bourdoncle (1991). Como procedimento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, com base na Análise de Discurso (Orlandi, 2010), por considerar a análise dos enunciados do discurso como uma produção simbólica. Os resultados apontaram que o currículo vivido possibilita a aproximação das discussões teóricas com as demandas do campo de atuação estabelecendo o diálogo entre a teoria e a prática e o processo de profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com doutorado-sanduíche na Universidade do Porto e professora do Programa de Pós-Graduação de Educação Contemporânea da UFPE ”“ Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor do Programa de Pós-Graduação de Educação Contemporânea da UFPE ”“ Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora do Núcleo de Formação Docente da UFPE, Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Almeida, L. A. A. de, Silva, J. F. da, & Lins, C. P. A. (2016). Movimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formação. Linhas Crí­ticas, 21(46), 645–664. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4691

Edição

Seção

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções

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