Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24586

Palavras-chave:

Coreografia didática, Ambientes de aprendizagem, Educação superior, Ensino universitário, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Ensinar é "the intentional arrangement of situations in which appropriate learning will occur" (Menges, 1997). Com base nesse princípio, muitas das visões e das práticas na educação mudaram o foco, substituindo a relevancia do que o professor disse ou fez por o que os alunos fazem em ambientes de aprendizagem, especialmente preparados para enriquecer sua experiência e guiar sua aprendizagem. Coreografias, uma metáfora tirada do mundo da dança (Oser e Baeriswyl, 2001), fazem parte dessas novas perspectivas sobre o ensino. Com uma arquitetura simples, as coreografias contêm 4 componentes básicos: antecipação, coreografia externa, coreografia interna e produto. Este artigo procura situar o conceito de coreografia no contexto dessas novas perspectivas sobre o ensino universitário e enfoca, sobretudo, a coreografia institucional. Um modelo de análise de coreografia institucional baseada em 9 variáveis é apresentado: primeiro, os três elementos básicos de todo o ensino (professor, aluno, conteúdo); em segundo lugar, outros três ligados às características da organização interna dos três elementos básicos do ensino mencionados (relações entre professores, relações entre alunos, relações entre conteúdos); e, finalmente, três outras variáveis ligadas à relação de cada um desses elementos com os outros dois: relações entre professores e alunos; relações entre alunos e conteúdo; relações entre professores e conteúdo.

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Biografia do Autor

Miguel A. Zabalza Beraza, Universidad de Santiago de Compostela

Miguel Ángel Zabalza Beraza

Professor Catedrático da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, licenciado em Pedagogia, diplomado em Criminologia, doutor em Psicologia.

 

Email: zabalza@usc.es ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9490-5438

María Ainhoa Zabalza Cerdeiriña, Universidad de Vigo

María Ainhoa Zabalza Cerdeiriña

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Santiago de Compostela. Profesora de la Universidad de Vigo. Líneas de investigación: Educación Infantil y Educación Inclusiva.

Email: mzabalza@uvigo.es ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3713-5163 

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Publicado

10.07.2019

Como Citar

Beraza, M. A. Z., & Cerdeiriña, M. A. Z. (2019). Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza. Linhas Crí­ticas, 25, e24586. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24586

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

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