Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24586Palavras-chave:
Coreografia didática, Ambientes de aprendizagem, Educação superior, Ensino universitário, Processo de ensino-aprendizagemResumo
Ensinar é "the intentional arrangement of situations in which appropriate learning will occur" (Menges, 1997). Com base nesse princípio, muitas das visões e das práticas na educação mudaram o foco, substituindo a relevancia do que o professor disse ou fez por o que os alunos fazem em ambientes de aprendizagem, especialmente preparados para enriquecer sua experiência e guiar sua aprendizagem. Coreografias, uma metáfora tirada do mundo da dança (Oser e Baeriswyl, 2001), fazem parte dessas novas perspectivas sobre o ensino. Com uma arquitetura simples, as coreografias contêm 4 componentes básicos: antecipação, coreografia externa, coreografia interna e produto. Este artigo procura situar o conceito de coreografia no contexto dessas novas perspectivas sobre o ensino universitário e enfoca, sobretudo, a coreografia institucional. Um modelo de análise de coreografia institucional baseada em 9 variáveis é apresentado: primeiro, os três elementos básicos de todo o ensino (professor, aluno, conteúdo); em segundo lugar, outros três ligados às características da organização interna dos três elementos básicos do ensino mencionados (relações entre professores, relações entre alunos, relações entre conteúdos); e, finalmente, três outras variáveis ligadas à relação de cada um desses elementos com os outros dois: relações entre professores e alunos; relações entre alunos e conteúdo; relações entre professores e conteúdo.
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