O congado vai para a escola e a escola vai para o congado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292

Palavras-chave:

Congado, Cultura Negra, Educação Especial

Resumo

Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GERAES - História e Historiografia da Educação/UFOP. E-mail: mvfonseca2@yahoo.com.br

Fabiana Siqueira Silva, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Graduação em geografia pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais (IFMG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: fabiana.siqueirasilva@yahoo.com.br

Referências

Alves, V. de F. N. (2017). Rastros de África no Brasil: práticas educativas no reinado de Nossa Senhora do Rosário. Mazza Edições.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP). (1982). Livro de Ata da Assembleia de Constituição da APAE-OP. APAE-OP.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP). (2012). Estatuto da APAE-OP. APAE-OP.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP). (2008). Projeto Político Pedagógico APAE-OP - 2008/2013. APAE-OP.

Borges, C. M. (2005). Escravos e libertos nas Irmandades do Rosário: devoção e solidariedade em Minas Gerais: séculos XVIII e XIX. Editora da UFJF.

Federação Nacional dos Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES). (2017). Posicionamento do movimento apaeano em defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. FENAPAES.

Gomes, N. P. M., & Pereira E. A. (2003). Ouro Preto da Palavra. Editora da PUC MINAS.

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.

Martins, S. (1991). Folclore brasileiro: Minas Gerais (2. ed.). Editora da UFMG.

Mazzota, M. J. da S. (1996). Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. Cortez.

Santos, A. M. dos. (2019). O Grande Anganga Muquixe Chico Rei: a presença do mito negro no Reinado do Alto da Cruz e nas escolas de Ouro Preto/MG. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11740

Santos, G. A. (2014a). Encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana: a laicidade da educação pública em questão. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/4176

Santos, S. A. (2014b). As manifestações culturais como forma de letramento do deficiente intelectuais. (Monografia Curso de Pedagogia). Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto.

Silva, F. S. (2017). O congado na experiência Escolar da APAE de Ouro Preto: um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto da educação especial. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9237

Downloads

Publicado

10.11.2020

Como Citar

Fonseca, M. V., & Siqueira Silva, F. (2020). O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Crí­ticas, 26, e32292. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.