Ensino de gramática/análise linguística: uma professora, múltiplas práticas

Autores

  • Fabiana Júlia de Araújo Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4714

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Análise linguística, Saberes docentes, Práticas de ensino

Resumo

O artigo analisa práticas de ensino de gramática/análise linguística desenvolvidas por uma professora do 6.º ano do ensino fundamental. Apoiandose em referenciais teóricos, relacionados ao ensino de gramática/análise linguística e aos saberes, e em práticas docentes, demonstrou-se, por meio de observações em aula e entrevistas, a existência de um movimento que oscila entre permanências e mudanças nas práticas de ensino observadas, o qual se materializou por meio dos seguintes aspectos: o uso do livro didático e a relação que a professora mantinha com esse recurso; a ênfase no trabalho com leitura e produção de textos; a articulação entre os eixos de ensino; e a abordagem dos conteúdos gramaticais.

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Biografia do Autor

Fabiana Júlia de Araújo Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ”“ Pesqueira. E-mail: fabiana_pesqueira@yahoo.com.br

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ”“ Campus Agreste e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. E-mail: alexs-silva@uol.com.br

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

de Araújo Tenório, F. J., & da Silva, A. (2016). Ensino de gramática/análise linguística: uma professora, múltiplas práticas. Linhas Crí­ticas, 21(46), 727–749. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4714

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