Participação e conflitos na gestão de escola transformada em comunidades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5067Palavras-chave:
Comunidades de aprendizagem, Gestão democrática da escola, Gestão escolar e participaçãoResumo
Este texto apresenta os resultados de pesquisa realizada em uma escola pública, com o objetivo de compreender as mudanças no seu processo de gestão, no que se refere à participação e aos conflitos, em função da sua transformação em Comunidades de Aprendizagem. Tem-se como referencial básico a teoria da ação comunicativa e a metodologia comunicativa crítica. A investigação indicou mudanças na unidade escolar, desde a implementação da proposta de Comunidades de Aprendizagem, sendo as mais significativas a incorporação do diálogo igualitário nos colegiados da instituição e a compreensão do conflito como ponto de partida para a busca do entendimento, que se estabelece na ação comunicativa.
Downloads
Referências
ELBOJ, Carmen; PUIGDELLÃVOL, Ignasi; SOLER, Marta Gallart; VALLS, Rosa. Comunidades de aprendizaje: transformar la educación. Barcelona: Graó, 2002.
FERRADA, Dona. Currículum crítico comunicativo. Barcelona: El Roure, 2001.
FLECHA, Ramón. Compartiendo palabras: El aprendizaje de las personas adultas a través do diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 8ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1980.
GOMES, Luiz Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas: Editora Alínea, 2007.
GÓMEZ, Jesús.; LATORRE, Antonio.; SÁNCHEZ, Montse.; FLECHA, Ramón. Metodología comunicativa crítica. Barcelona: El Roure, 2006.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la Acción Comunicativa. Vol. I. Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 2001.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola à luz da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
QUAGLIO, Paschoal. Gestão da educação e dialogicidade problematizadora. In: Revista Brasileira de Política e Administração da educação - v. 25, nº 1- jan/abr, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.