Participação e conflitos na gestão de escola transformada em comunidades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5067

Palavras-chave:

Comunidades de aprendizagem, Gestão democrática da escola, Gestão escolar e participação

Resumo

Este texto apresenta os resultados de pesquisa realizada em uma escola pública, com o objetivo de compreender as mudanças no seu processo de gestão, no que se refere à participação e aos conflitos, em função da sua transformação em Comunidades de Aprendizagem. Tem-se como referencial básico a teoria da ação comunicativa e a metodologia comunicativa crítica. A investigação indicou mudanças na unidade escolar, desde a implementação da proposta de Comunidades de Aprendizagem, sendo as mais significativas a incorporação do diálogo igualitário nos colegiados da instituição e a compreensão do conflito como ponto de partida para a busca do entendimento, que se estabelece na ação comunicativa.

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Biografia do Autor

Edneia Virgínia Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Linha Educação Escolar: Teorias e Práticas. Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo.

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Doutor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

05.09.2017

Como Citar

Pinheiro, E. V., & Conti, C. L. A. (2017). Participação e conflitos na gestão de escola transformada em comunidades de aprendizagem. Linhas Crí­ticas, 23(50), 131–150. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5067

Edição

Seção

Artigos

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