O congado vai para a escola e a escola vai para o congado
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292Palavras-chave:
Congado, Cultura Negra, Educação EspecialResumo
Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.
Downloads
Referências
Alves, V. de F. N. (2017). Rastros de África no Brasil: práticas educativas no reinado de Nossa Senhora do Rosário. Mazza Edições.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP). (1982). Livro de Ata da Assembleia de Constituição da APAE-OP. APAE-OP.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP). (2012). Estatuto da APAE-OP. APAE-OP.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP). (2008). Projeto Político Pedagógico APAE-OP - 2008/2013. APAE-OP.
Borges, C. M. (2005). Escravos e libertos nas Irmandades do Rosário: devoção e solidariedade em Minas Gerais: séculos XVIII e XIX. Editora da UFJF.
Federação Nacional dos Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES). (2017). Posicionamento do movimento apaeano em defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. FENAPAES.
Gomes, N. P. M., & Pereira E. A. (2003). Ouro Preto da Palavra. Editora da PUC MINAS.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.
Martins, S. (1991). Folclore brasileiro: Minas Gerais (2. ed.). Editora da UFMG.
Mazzota, M. J. da S. (1996). Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. Cortez.
Santos, A. M. dos. (2019). O Grande Anganga Muquixe Chico Rei: a presença do mito negro no Reinado do Alto da Cruz e nas escolas de Ouro Preto/MG. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11740
Santos, G. A. (2014a). Encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana: a laicidade da educação pública em questão. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/4176
Santos, S. A. (2014b). As manifestações culturais como forma de letramento do deficiente intelectuais. (Monografia Curso de Pedagogia). Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto.
Silva, F. S. (2017). O congado na experiência Escolar da APAE de Ouro Preto: um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto da educação especial. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9237
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcus Vinícius Fonseca, Fabiana Siqueira Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.