Educação superior em tempo de precarização

análises a partir do discurso do docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224

Palavras-chave:

Precarização, Docência, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho apresenta como os docentes percebem as mudanças das condições de trabalho, assumindo a precarização e considerando o cenário a partir dos anos 1990, observando as especificidades das IES públicas e privadas de Salvador/BA e analisando os dados primários coletados através do Discurso do Sujeito Coletivo. Percebeu-se que após a reforma gerencialista, onde a Universidade assumiu a lógica hegemônica, o discurso se torna único. Assim, verificou-se o desengajamento em relação a um mundo compartilhado que impede a criação de laços duradouros, favorecendo a obsolescência de valores como responsabilidade, respeito e solidariedade por parte dos professores analisados.

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Biografia do Autor

Érica Elena Avdzejus, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Doutora em Administração, Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração (2017). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Membro do grupo de pesquisa: Autoestima, Precarização e Trabalho do Campus XIX - UNEB. E-mail: ericavdzejus@hotmail.com

Maria Teresa Franco Ribeiro, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Pós-doutorado no IHEAL - Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2007). Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Membro do Instituto Voçoroca em Nazareno-Minas Gerais, com projetos voltados à recuperação e preservação do solo e da água. Membro fundador do LABMUNDO - Laboratório de Políticas Internacionais da EA/UFBA. E-mail: mariatribeiro@uol.com.br

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Publicado

23.11.2020

Como Citar

Avdzejus, Érica E., & Franco Ribeiro, M. T. (2020). Educação superior em tempo de precarização: análises a partir do discurso do docente. Linhas Crí­ticas, 26, e32224. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224

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