Educação superior em tempo de precarização
análises a partir do discurso do docente
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224Palavras-chave:
Precarização, Docência, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho apresenta como os docentes percebem as mudanças das condições de trabalho, assumindo a precarização e considerando o cenário a partir dos anos 1990, observando as especificidades das IES públicas e privadas de Salvador/BA e analisando os dados primários coletados através do Discurso do Sujeito Coletivo. Percebeu-se que após a reforma gerencialista, onde a Universidade assumiu a lógica hegemônica, o discurso se torna único. Assim, verificou-se o desengajamento em relação a um mundo compartilhado que impede a criação de laços duradouros, favorecendo a obsolescência de valores como responsabilidade, respeito e solidariedade por parte dos professores analisados.
Downloads
Referências
Alves, G. (2013). Dimensões da Precarização do Trabalho: Ensaios de sociologia do trabalho. Projeto Editorial Praxis.
Avdzejus, E. (2018). Universidade em Tempo de Precarização: Reflexões a partir do Discurso do Sujeito. [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29346
Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo.
Dejours, C. (2002). A banalização da Injustiça Social. Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas.
Druck, G. (2011). Trabalho, Precarização e Resistência: Novos e Velhos Desafios. Caderno CRH, 11(24), 37-57. https://doi.org/10.1590/S0103-49792011000400004
Freire, P. (1982). Educação e Mudança. Paz e Terra.
Harvey, D. (2008). Condição Pós Moderna ”“ Uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. Edições Loyola.
Lefèvre, F., & Lefèvre, A. M. C. (2003). Princípios básicos e conceitos fundamentais do discurso do sujeito coletivo. Eduques.
Lelis, I. (2012). O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias.
Menezes, A. A. M. (2014). O professor entre a Luta e o Luto ”“ Da Paideia ao Pandemônio: Um Estudo de Caso sobre a Precarização e o sofrimento psíquico do docente em uma Instituição de Ensino Superior Privado em Salvador. [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17185
Mészáros, I. (2002). Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Boitempo.
Santos, B. S. (2010). Um discurso sobre as Ciências. Edições de Afrontamento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Érica Elena Avdzejus, Maria Teresa Franco Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
