Paixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202453857

Palavras-chave:

Ensino de chinês, Chinês, Motivação para aprendizagem

Resumo

O ensino de chinês no Brasil tem acelerado bastante nos últimos anos, mas seu desenvolvimento está enfrentando uma série de desafios. Até o momento, existem menos de 10 pesquisas em relação ao ensino da língua chinesa no Brasil e nenhuma preocupa os estudantes brasileiros, sobretudo a sua motivação para aprendizagem. O presente trabalho se baseia em um questionário que envolveu 97 estudantes de um curso online de chinês implementado em uma universidade pública no Nordeste do Brasil. Um questionário adaptado a partir de um conjunto de modelos amplamente utilizados nos estudos de motivação da aprendizagem de línguas foi utilizado para coletar dados. Os resultados indicam que os aprendizes brasileiros têm uma motivação relativamente abrangente de aprender a língua chinesa, porém a maior parte deles manifestam uma vontade autônoma de adquirir a língua e uma inclinação intrínseca pelo idioma e cultura chinesa.

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Biografia do Autor

Yuxiong Zhang, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Doutor em Multimídia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (2021). Professor adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. E-mail: yuxiong.zhang@ipleiria.pt

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Publicado

05.12.2024

Como Citar

Zhang, Y. (2024). Paixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinês. Linhas Crí­ticas, 30, e53857. https://doi.org/10.26512/lc30202453857

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