Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva

Autores

  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Adriana Carpes Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel Centro Universitário Franciscano
  • Mara Marchiori Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634

Palavras-chave:

Educação superior;, Integração ensino-pesquisa-extensão universitária;, Interdisciplinaridade;, Responsabilidade social

Resumo

Assumir uma atitude inovadora e transformadora da realidade social implica ampliar e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo formativo sistêmico. Estes escritos têm por objetivo refletir e discutir sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação de profissionais da saúde, por meio de um estudo de caso que explicita como esse processo vem sendo realizado. A abordagem utilizada é qualitativa, com característica de observação participante. Assim, considerando o universo e a complexidade da formação humana, pressupõese a necessidade de viabilizar aprendizagens significativas, produzidas a partir da aquisição do conhecimento socialmente elaborado e contextualizado. Formação essa capaz de proporcionar ao profissional intervenções na e sobre a realidade, construídas com autonomia e competência para um fazer vinculado à prática social, geradora de novos saberes e novos fazeres viabilizados pela integração entre ensino, pesquisa e extensão.  

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Biografia do Autor

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fisioterapeuta. Doutoranda e Mestre em Educação pela UFSM. Docente do Curso de Fisioterapia da Unifra. Membro do Grupo de Pesquisa Gipes e do Grupo Trajetórias de Formação (Gtforma).

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Unifra. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde (Gepades ”“ UFSC) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (Gepeses).

Adriana Carpes, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Farmacêutica e Bioquímica. Doutora em Química Orgânica. Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (Gipes).

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Centro Universitário Franciscano

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Unifra, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil (amara@unifra.br).

Mara Marchiori, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do Curso de Enfermagem da Unifra. Membro do Gepeses(mara.marc@hotmail.com).

Referências

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Pivetta, H. M. F., Backes, D. S., Carpes, A., Battistel, A. L. H. T., & Marchiori, M. (2011). Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Crí­ticas, 16(31), 377–390. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634

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