Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202450827

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Epistemologia, Análise de Conteúdo, Teoria do Conhecimento

Resumo

O texto apresenta uma Análise de Conteúdo em referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica sobre as características do Conhecimento Científico no ensino de Ciências da Natureza. Os documentos expressam a compreensão da realidade como objetiva e cognoscível, o conhecimento com base no realismo crítico, com gênese no intelectualismo e no criticismo, e se adota uma concepção externalista de Ciência. No ensino de Ciências da Natureza é valorizada a discussão sobre critério de verdade e relação ciência-sociedade, o que pode ser relacionado à influência positivista nesse campo. Observou-se que fundamentos de teorias de base estão implícitos, reforçando a necessidade do estudo desses elementos.

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Biografia do Autor

João Paulo Stadler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Palmas, PR, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – campus Palmas. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Membro do grupo de pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. E-mail: joao.stadler@ifpr.edu.br

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Ciências Química pela Universitá degli Studi di Venezia (1995). Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Investigação do Ensino de Química. E-mail: bebeto@ced.ufsc.br

Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do grupo de pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. E-mail: marcelolambach@utfpr.edu.br

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Publicado

11.03.2024

Como Citar

Stadler, J. P., Marques, C. A., & Lambach, M. (2024). Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica. Linhas Crí­ticas, 30, e50827. https://doi.org/10.26512/lc30202450827

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