Gêneros textuais e temas necessários para agir em contextos profissionais e acadêmicos na área de Biotecnologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1106Palavras-chave:
Necessidades específicas em Biotecnologia;, Interacionismo sociodiscursivo;, Temas;, Gêneros textuais;, QuestionárioResumo
Para contribuir com o preenchimento da lacuna existente no contexto brasileiro de pesquisas na área de planejamento de cursos de línguas para fins específicos baseados em gêneros textuais (RAMOS, 2004), apresentamos um mapeamento de gêneros textuais e dos temas necessários para agir em contextos profissionais e acadêmicos da área de Biotecnologia. Tal estudo foi realizado com a aplicação de um questionário aos alunos, professores e técnicos do curso, em uma instituição federal. A análise dos resultados foi embasada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) cujos precursores são Bronckart, Schneuwly e Dolz (MACHADO, 2005).
Downloads
Referências
ARANHA, Solange. The development of a genre-based writing course for students in three fields. In: 4o. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2007, Tubarão (SC). Anais... Tubarão, 2007. CD ROM.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ____.Estética da criação verbal. Trad. Maria E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p.279-326.
BATHIA, Vijay K. Interdiscursivity in critical genre analysis. In: 4o. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2007, Tubarão (SC). Anais... Tubarão, 2007. CD ROM.
BEATO-CANATO, Ana Paula M. O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) ”“UEL, Londrina, 2009.
______. O trabalho com línguas para fins específicos em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.11, n.4, p.853-870, 2011.
BERWICK, Richard. Needs assessment in language programming: from theory topractice. In: JOHNSON, Robert K. (ed.) The second language curriculum. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 48-62.
BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
______. O Quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). In: ______. O agir nos discursos: das concepções teóricas à s concepções dos trabalhadores.Trad. Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
DÖRNYEI, Zöltan; TAGUCHI, Tatsuya.Questionnaires in second language research: construction, administration and processing. London: LEA, 2003. p. 1-21.
HAWI, Mona M; MELLO, Dilma M.de; DAMIANOVIC, Maria C.; NININ, Maria O.G. Questionários e programas de formação em serviço: analisando e cruzando dados. Claritas, São Paulo, v. 11, p. 113-141, 2005. Disponível em: <http://www.linguagemeformacao.com.br/linguagemeformacao/producaoacademica_3questionarioseprogramasdeformacaoemservico.htm>. Acesso em: 19 jun 2011.
HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for specific purposes: a learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 53-63.
MACHADO, Anna Raquel. A perspectiva interacionista sociodiscursivade Bronckart. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MACHADO, Anna Raquel; BRITO, Célia M.C. O agir de enunciadores em questionários de pesquisa. In: COUTINHO, Maria A; MIRANDA, Florencia. (Org.). Linguagem e desenvolvimento: perspectivas epistêmicas e praxiológicas. Estudos Linguísticos/ Linguistic Studies, n. especial (outubro 2008), Universidade Nova de Lisboa.
NININ, Maria O.G.; HAWI, Mona M.; MELLO, Dilma M.; DAMIANOVIC, Maria C. Questionários: instrumentos de reflexão em pesquisas em Lingüística Aplicada. Contexturas, São Paulo, v. 8, p. 91-114, 2005. Disponível em: <http://www.linguagemeformacao.com.br/linguagemeformacao/iframe_producaoacademica_7questionariosinstrumentosdereflexao.htm>. Acesso em: 19 abr 2011.
RAMOS, Rosinda de C.G. Gêneros textuais:uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The ESPecialist, v. 25, n. 2, p. 107-129, 2004.
______. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, Mark. (Org.) English for academic and specific purposes in developing, emerging and least developed countries. Canterbury: IATEFL, 2008. V.1, p.68-83.
SWALES, John M. Worlds of genre:metaphors of genre.In: 4o. SIMPÓSIOINTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2007, Tubarão (SC). Anais... Tubarão, 2007. CD ROM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


