“Nossa professor!...”: a voz de personagens que ecoa em diários reflexivos de um docente em formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7427Palavras-chave:
Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagensResumo
Resumo
Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados à s prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente.
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens.
Abstract
In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action.
Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.
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