“Nossa professor!...”: a voz de personagens que ecoa em diários reflexivos de um docente em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7427

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagens

Resumo

Resumo

Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados às prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente. 

Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens. 

 

 Abstract

In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action.

Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Fernandes Sant´ana, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada (2001) e mestre (2004) em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba; doutorado em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (2016); vinculada do grupo de estudos GELIT/PROLING-UFPB; experiência na área de Linguística Aplicada; professora da Universidade Estadual da Paraíba, desde 2006, no curso de Letras-Português; atua principalmente nos temas: práticas de letramentos (escolar, acadêmico e digital), estágio supervisionado, formação de professor (inicial e continuada), construção de identidades e trabalho docente.

Geisiane Nunes de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) e especialização em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino, na cidade de Monteiro-PB, mestranda em Linguística, pelo programa de Pós-Graduação em Linguística- PROLING/UFPB e membro do Grupo de Estudo Letramento, Interação e Trabalho-GELIT. Desenvolve pesquisas relacionadas à Linguística Aplicada, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, com foco na formação do professor e na escrita acadêmica.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1992]2010. T

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em Nível Superior e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 2/2015, de 1 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 de julho de 2015. Seção 1, p. 8-12.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, texto e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, [1999]2009.

BRONCKART, Jean-Paul. In: MACHADO, Anna Rachel, MATENCIO, M.L.M. (Orgs.). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p.121-160.

CAVALCANTE, Marília C.; MOITA LOPES, Luiz Paulo. Implementação de pesquisa na sala de aula de língua no contexto brasileiro. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 1, n. 7, p. 133-142,1994.

DIEHL, Astor Antônio. Metodologia, método e técnicas de pesquisa. In.:_____ Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 47-48.

ERICKSON, Frederic. Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza. In Wittrok, M. (Ed.). La investigación de la enseñanza II: métodos cualitativos de observación. Barcelona: Paidós MEC, 1989. p. 203-47.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MACHADO, Anna Rachel. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a “Nossa professor!...”: a voz de personagens... Horizontes de Linguística Aplicada, ano 16, n. 1, 2017 174 pesquisa. In.: __________ (Org.). Por uma linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 85-107.

REICHMANN, Carla L. Ensinar, escrever, refazer(-se): um olhar sobre narrativas sobre narrativas docentes e identidades. In.: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 69-89.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Como Citar

Sant´ana, T. F., & Melo, G. N. de. (2017). “Nossa professor!.”: a voz de personagens que ecoa em diários reflexivos de um docente em formação. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 16(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7427

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.