“Nossa professor!...”: a voz de personagens que ecoa em diários reflexivos de um docente em formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7427Palavras-chave:
Interacionismo sociodiscursivo; diário reflexivo; voz de personagensResumo
Resumo
Na iniciação à docência, uma forma de o professor refletir sobre seu trabalho é através de gêneros autobiográficos, como o diário reflexivo, por revelarem posicionamentos, posições sociais e identidades, permitindo o docente ser ouvido (REICHMANN, 2009). Em produções deste tipo, destacam-se mecanismos enunciativos, como as vozes ”“ de narrador, de personagem e social - (BAKHTIN [1992] 2010; BRONCKART, [1999]2009), que circundam o discurso do professor e permitem o leitor perceber as influências presentes nas ações profissionais do autor. Ancorado na Linguística Aplicada (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991; MOITA LOPES, 2006), em especial, no construto teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999]2009), este estudo apresenta como objetivo: identificar as vozes de personagens que perpassam no discurso de um docente em sala de aula, investigando a influência destas vozes na prática de ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa (ERICKSON, 1989), após analisar dois diários reflexivos, chegou aos seguintes resultados: as vozes de personagens se revelam quando o professor recorre a cenas do seu trabalho para ter o reconhecimento de seus alunos, para retomar alguma prática que até então não era a produtiva ou mesmo para relatar problemas relacionados à s prescrições escolares, numa tentativa de reconstruir sua ação docente.
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Diário reflexivo. Voz de de personagens.
Abstract
In the initiation to teaching, one way for a teacher to reflect on his work is through autobiographical genres such as the reflective diary, for they reveal attitudes, social positions and identities, allowing the teacher to be heard (REICHMANN, 2009). In those kinds of productions, there are highlights on declarative mechanisms as the ”“ narrator’s, character’s and social ”“ voices (BAKHTIN [1992]2010; BRONCKART, 1999), that encircle the narrator’s speech and allow the reader to realise the present influences in the author’s professional actions. Based on Applied Linguistics (CAVALCANTE; MOITA LOPES, 1991), especially in the theoretical construct of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, [1999]2009), this study presents as objectives: to identify characters’ voices that are in teacher’s speech in the classroom, and to investigate the influence of these voices on a Portuguese Language teacher, in basic education. This qualitative-interpretative research, (ERICKSON, 1989), after analysing two out of ten reflective diaries, reached the following results: characters’ voices are revealed when a teacher appeals to scenes of his work in order to (a) have his students’ recognition; (b) return to some practice that until the moment was not produced; or (c) report problems related to the school prescriptions, in an attempt of rebuilding his educational action.
Keywords: Socio-Discursive Interactionism. Reflective diary. Character’s voice.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1992]2010. T
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em Nível Superior e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 2/2015, de 1 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 de julho de 2015. Seção 1, p. 8-12.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, texto e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, [1999]2009.
BRONCKART, Jean-Paul. In: MACHADO, Anna Rachel, MATENCIO, M.L.M. (Orgs.). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p.121-160.
CAVALCANTE, Marília C.; MOITA LOPES, Luiz Paulo. Implementação de pesquisa na sala de aula de língua no contexto brasileiro. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 1, n. 7, p. 133-142,1994.
DIEHL, Astor Antônio. Metodologia, método e técnicas de pesquisa. In.:_____ Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 47-48.
ERICKSON, Frederic. Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza. In Wittrok, M. (Ed.). La investigación de la enseñanza II: métodos cualitativos de observación. Barcelona: Paidós MEC, 1989. p. 203-47.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MACHADO, Anna Rachel. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a “Nossa professor!...”: a voz de personagens... Horizontes de Linguística Aplicada, ano 16, n. 1, 2017 174 pesquisa. In.: __________ (Org.). Por uma linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 85-107.
REICHMANN, Carla L. Ensinar, escrever, refazer(-se): um olhar sobre narrativas sobre narrativas docentes e identidades. In.: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 69-89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


