Navegar é preciso: análise da instrução gramatical em um curso de inglês online

Auteurs-es

  • Evania Alves Netto Casa Thomas Jefferson
  • Joara Martin Bergsleithner UnB

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.24748

Mots-clés :

instrução gramatical, curso de inglês online, design pedagógico

Résumé

Este estudo tem como objetivo analisar um curso online de gramática de inglês como língua estrangeira (LE) a fim de investigar como é feita a instrução gramatical e como é elaborado o design pedagógico dos exercícios com as estruturas gramaticais (Netto, 2012). O estudo investigou um curso online de gramática em inglês com as seguintes perguntas de pesquisa: (a) Que foco é dado na apresentação do tópico gramatical: foco na forma, foco nas formas ou foco no significado? e (b) Que tipos de instrução são apresentados nas atividades? Os resultados mostraram que o curso analisado ministra a gramática de maneira tradicional, sem contextualização e com foco primordialmente nas formaS (Long, 1991). Os resultados também fornecem algumas contribuições na reelaboração do design do curso a partir da base originalmente criada, de modo que o curso possa espelhar melhor as pesquisas na área do ensino de línguas na modalidade online e que a instrução pudesse ser centrada na forma-ICF (Ellis, 2001). Por fim, são mostradas algumas limitações do estudo, sugestões para futuras pesquisas, assim como são sugeridas algumas implicações pedagógicas para serem trabalhadas em aulas de línguas mediadas por computador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-27

Comment citer

Netto, E. A., & Bergsleithner, J. M. (2018). Navegar é preciso: análise da instrução gramatical em um curso de inglês online. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.24748

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.