Teorias da tradução e o ensino de língua estrangeira

Autores

  • Sinara de Oliveira Branco Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i2.753

Palavras-chave:

Estudos da tradução;, Ensino de línguas;, Estratégias de tradução;, Análise contrastiva

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar o uso de estratégias de tradução por alunos da habilitação em língua inglesa, em nível intermediário, do Curso de Letras da UFCG, de acordo com as Estratégias de Tradução de Chesterman (1997), as categorias de tradução de Jakobson (1958/2000) e a visão de Gutt (2000) sobre a tradução como uso interpretativo interlingual. Tal investigação apresenta um estudo comparativo entre as línguas inglesa e portuguesa buscando contribuir para um maior desenvolvimento do conhecimento sintático, semântico e pragmático dos alunos em ambas as línguas. Este estudo segue a orientação de Albir (1998), que acredita que o uso da tradução em sala de aula inclui dois aspectos: i) tradução interiorizada ”“ feita por todo aprendiz de línguas estrangeiras; e ii) tradução pedagógica ”“ utilizada em sala de aula como ferramenta pedagógica para reforçar e verificar a aprendizagem utilizando textos, análise contrastiva e reflexão. A tradução será considerada uma atividade comunicativa que auxilia no ensino tanto de línguas estrangeiras quanto de tradução, bem como no aprimoramento do conhecimento da língua materna e da língua inglesa através do uso de interlíngua.

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Biografia do Autor

Sinara de Oliveira Branco, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Doutora da Universidade Federal de Campina Grande ”“ UFCG

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Publicado

2011-04-09

Como Citar

Branco, S. de O. (2011). Teorias da tradução e o ensino de língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(2), 185. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i2.753