Crenças de professores recém-formados sobre a avaliação em língua estrangeira (inglês): da elicitação à conscientização
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1229Palavras-chave:
Crenças;, Avaliação;, Língua estrangeira;, Formação de professores;, ReflexãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados de um estudo sobre crenças de professores recém-formados em língua inglesa em serviço. O estudo focou mais especificamente na conscientização de suas crenças sobre a avaliação em língua estrangeira. Por essa razão, a base teórica sustenta-se, principalmente, em estudos realizados por Barcelos (2004; 2007) e Scaramucci (1993; 2003; 2006). Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas em um curso desenhado de acordo com o paradigma reflexivo (DEWEY, 1933; GIMENEZ, 1999; SCHÖN, 1983; WALLACE, 1991) e os instrumentos de pesquisa usados foram diários reflexivos, sessões reflexivas e um questionário. Os resultados indicaram que: 1) os professores se deram conta de suas crenças sobre a avaliação quando estas foram elicitadas; 2) eles também perceberam que tais crenças afetavam negativamente suas práticas avaliativas em suas salas de aula.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, José C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.
BARCELOS, Ana M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos formandos em Letras.1995. 142f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
”“”“”“”“”“”“.Understanding teacher’s and student’s language learning beliefs in experience: a Deweyan approach.2000. 357f. Tese (Doutorado em Educação) ”“University of Alabama, Tuscaloosa, 2000.
”“”“”“”“”“”“. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
”“”“”“”“”“”“.Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa. In: ALVAREZ, Maria L. O.; SILVA, Kleber A. (Org.). Linguística Aplicada:múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. p. 27-69.
BATISTA, Luís O. Processo de reflexão sobre a avaliação em língua estrangeira (inglês) por professores recém-formados. 2004. 205f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
DAMIÃO, Silvia M. Crenças de professores de inglês em escolas de idiomas: um estudocomparativo. 1994. 105f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
DEWEY, John. How we think. Lexington: D.C. Health and Company, 1933.
FÉLIX, Ademilde. Crenças do professor sobre o melhor aprender de uma língua estrangeira na escola. 1998. 118f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIMENEZ, Telma N. Learners becoming teachers: an exploratory study of beliefs held by prospective and practising EFL teachers in Brazil. 1994. 346f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“University ofLancaster, Lancaster, 1994.
”“”“”“”“”“”“. Reflective teaching and teacher education contributions from teacher training. Linguagem & Ensino, v. 2, n. 2, p. 129-143, 1999.
GIMENEZ, Telma N.;MATEUS, Elaine F.; ORTENZI, Denise. I. B. G.; REIS, Simone. Crenças de licenciados em Letras sobre ensino de inglês.SIGNUM: Estudos Linguísticos, Londrina, v. 3, n. 1, p. 125-139, 2000.
HAMAYAN, Else. V. Approaches to alternative assessment. Annual Review of Applied Linguistics,v. 15, p. 212-226, 1995.
PAJARES, Frank. M.Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 2, p. 307-332, 1992.
SCARAMUCCI, Matilde V. R. Dúvidas e questionamentos sobre a avaliação em um contexto de ensino de línguas. In: SEMANADE LETRAS ”“OUTRAS PALAVRAS, V, 1993, Maringá, Anais..., Maringá, Curso de Letras, 1993, p. 91-98.
”“”“”“”“”“”“. Conceitos e (pré)conceitos em avaliação em língua estrangeira. Palestra proferida na XIX JELI, Cotia, 2003. Mimeo.
”“”“”“”“”“”“.O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, Lucia; SANTOS, Sulany. S. (Orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas: língua estrangeira. Ijuí: Editora Ijuí, 2006. p. 49-64.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. Aldershot: Arena, 1983.
SILVA, Kleber. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (inglês). 2005. 250f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SILVA, Kleber A.; ROCHA, Claudia H.; SANDEI, Maria L. R. A importância do estudo das crenças na formação de professores de línguas. Contexturas, n. 8, p. 19-40, 2005.
WALLACE, Michael J. Training foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.