A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Cardoso de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • Claudia Maria Xatara Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Palavras-chave:

dicionário, ensino do léxico, ensino fundamental

Resumo

Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma muito pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos e o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com esse contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes dicionários chamados escolares, discutindo sua adequação para esse fim, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Moraes, A. C. de, & Xatara, C. M. (2007). A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 6(2), 15–32. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359

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