“Não sei de onde vem essa timidez, talvez um medo de parecer ridículo”: um estudo sobre a timidez e a produção oral de alunos de inglês

Autores

  • Jardel Coutinho dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Maria Ferreira Barcelos

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.22627

Palavras-chave:

timidez;, produção oral;, Língua Inglesa

Resumo

Um dos aspectos importantes no ensino e aprendizagem de línguas é a aprendizagem da habilidade oral (NOELS et al, 2003; SILVA, 2005, RUTH 2013), que é uma das mais almejadas para os aprendizes de Língua Estrangeira (BERGSLEITHNER, 2009). As dificuldades de aprendizagem dessa habilidade podem estar ligadas a diversos fatores, sendo um dos mais importantes, e infelizmente menos pesquisados, a timidez dos aprendizes. É quase inexistente a literatura sobre alunos tímidos na Linguística Aplicada no Brasil (com exceção de Candido Ribeiro (2008)). Este trabalho relata resultados de uma pesquisa inicial que teve como objetivo geral investigar a timidez dos alunos de nível intermediário de um curso de extensão em língua inglesa em relação à produção oral, tendo por base estudos sobre timidez (ZIMBARDO, 1977; AXIA, 2003, CANDIDO-RIBEIRO, 2008) e produção oral (UR, 1996). Os resultados sugerem que a timidez afeta a produção oral dos alunos por diversos fatores, sendo um dos mais importantes, a emoção do medo.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Santos, J. C. dos, & Barcelos, A. M. F. (2018). “Não sei de onde vem essa timidez, talvez um medo de parecer ridículo”: um estudo sobre a timidez e a produção oral de alunos de inglês. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.22627

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