Apresentação do dossiê: a escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.47508Palabras clave:
escrita acadêmica, abordagens teóricas de escrita acadêmica, desenvolvimento da ciênciaResumen
Prática social multifacetada e complexa, a escrita acadêmica tem sido abordada a partir de diferentes teorias, que oferecem um leque de possibilidades para análise e compreensão dessa atividade essencial no universo acadêmico. Independentemente da abordagem adotada para seu ensino e aprendizagem, a escrita acadêmica representa um desafio para professores e estudantes, pois envolve, simultaneamente, a construção do conhecimento em uma determinada área e o domínio do funcionamento linguístico do letramento acadêmico. Para compreender o impacto desse funcionamento no fazer científico, tanto no âmbito institucional quanto em esferas profissionais, são necessárias reflexões que articulem teoria e prática, estabelecendo parâmetros para entender as especificidades das diversas áreas do conhecimento, o propósito compartilhado pelos interlocutores dessas áreas e a consequente criação de comunidades discursivas. Os 14 artigos e uma resenha que integram este Dossiê atestam a riqueza e a complexidade da escrita acadêmica, uma vez que os autores compartilham, neste volume da revista Horizontes em Linguística Aplicada, suas pesquisas, concepções e práticas de sala de aula, abordando a escrita acadêmica à luz de diferentes teorias. Sob a perspectiva de diversas concepções teóricas, como a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Linguística Aplicada (LA), Sociorretórica, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, Letramento e Multiletramentos, e a perspectiva dialógica Bakhtiniana, os artigos focalizam múltiplos gêneros acadêmicos, diferentes línguas – materna e adicional – variados contextos formais de ensino, e atividades realizadas em ambientes presenciais e virtuais, síncronos e assíncronos. As contribuições também abordam o formato dos gêneros acadêmicos, a linguagem específica para sua realização e a prática de escrita e reescrita de textos.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introd. e trad. do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Coleção Biblioteca Universal).
COPE, B.; KALANTZIS, M. The things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). A pedagogy of multiliteracies: learning by design. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 1-36.
DREYFUS, S. J. et al. Genre Pedagogy in Higher Education: the SLATE Project. Hampshire, UK: Palgrave Macmillan, 2016.
HALLIDAY, M. A. K. Spoken and written language. New York: Oxford University Press, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. The language of science. London: Continuum, 2024.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985 [3. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge, Melbourne, AU: Cambridge University Press, 2012.
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.
MARTIN, J.R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2nd. ed. London/New York: Continuum, 2007.
MARTIN, J.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
PÊCHEUX, M. (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.
ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. 316p.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Academic writing for graduate students. Ann Arbor: MI: The University of Michigan Press, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
