Apresentação do dossiê: a escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.47508

Palabras clave:

escrita acadêmica, abordagens teóricas de escrita acadêmica, desenvolvimento da ciência

Resumen

Prática social multifacetada e complexa, a escrita acadêmica tem sido abordada a partir de diferentes teorias, que oferecem um leque de possibilidades para análise e compreensão dessa atividade essencial no universo acadêmico. Independentemente da abordagem adotada para seu ensino e aprendizagem, a escrita acadêmica representa um desafio para professores e estudantes, pois envolve, simultaneamente, a construção do conhecimento em uma determinada área e o domínio do funcionamento linguístico do letramento acadêmico. Para compreender o impacto desse funcionamento no fazer científico, tanto no âmbito institucional quanto em esferas profissionais, são necessárias reflexões que articulem teoria e prática, estabelecendo parâmetros para entender as especificidades das diversas áreas do conhecimento, o propósito compartilhado pelos interlocutores dessas áreas e a consequente criação de comunidades discursivas. Os 14 artigos e uma resenha que integram este Dossiê atestam a riqueza e a complexidade da escrita acadêmica, uma vez que os autores compartilham, neste volume da revista Horizontes em Linguística Aplicada, suas pesquisas, concepções e práticas de sala de aula, abordando a escrita acadêmica à luz de diferentes teorias. Sob a perspectiva de diversas concepções teóricas, como a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Linguística Aplicada (LA), Sociorretórica, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, Letramento e Multiletramentos, e a perspectiva dialógica Bakhtiniana, os artigos focalizam múltiplos gêneros acadêmicos, diferentes línguas – materna e adicional – variados contextos formais de ensino, e atividades realizadas em ambientes presenciais e virtuais, síncronos e assíncronos. As contribuições também abordam o formato dos gêneros acadêmicos, a linguagem específica para sua realização e a prática de escrita e reescrita de textos.

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Biografía del autor/a

Sulany Silveira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Antonio Marcio Da Silva, Universidade de Essex, Reino Unido

Professor da Universidade de Essex, Reino Unido

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Santos, S. S. dos, Rottava, L., & Da Silva, A. M. (2024). Apresentação do dossiê: a escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT1. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.47508

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