Norma e variação no ensino da escrita em português: pluricentrismo linguístico em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53329

Palavras-chave:

Português língua pluricêntrica, Ensino, Escrita, Norma, Variação

Resumo

O propósito deste estudo é promover uma reflexão sobre o ensino de português como língua não materna em contexto multilíngue, no qual são inevitáveis os hibridismos e as assimetrias que caracterizam as relações entre as variedades dominantes e não dominantes de uma língua pluricêntrica (MUHR, 2004; 2012). Para esta reflexão, os dados são enunciados proferidos por professores leste-timorenses sobre suas práticas de ensino da escrita em português. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na perspectiva sócio-histórica da linguagem e no conceito de dialogismo de Bakhtin e de demais autores integrantes de seu Círculo (BAKHTIN, 1998; 2011; VOLÓCHINOV, 2018). A análise dos enunciados permite observar que: (i) o ensino da escrita em português em Timor-Leste é orientado por uma perspectiva normativa; (ii) às variedades portuguesa e brasileira é atribuído o status de mais desenvolvidas (escrita uniformizada, normas e regras bem definidas), ou seja, representantes da língua elegida para ser ensinada; (iii) a escrita em português com a presença de elementos da(s) língua(s) materna(s) dos alunos é considerada, na esfera escolar, a representação de uma variedade inferior àquelas que figuram como standard dessa língua.

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Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) da Universidade Federal de Santa Catarina e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFSC). É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) e mestre em Educação (ênfase em Ensino e Formação de Educadores) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora na área de ensino de português, com foco nas questões relacionadas à escrita e à formação docente, realiza estágio de Pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. É membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (UFSC/CNPq), do Grupo de Pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções" (UNICAMP/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC). Foi professora na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), na Coreia do Sul, de 2017 a 2022. Nessa universidade atuou no Departamento de Estudos Brasileiros e ocupou o cargo de coordenadora dos professores internacionais deste Departamento. De 2014 a 2016, integrou a missão brasileira de cooperação internacional como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Educadores no Programa de Qualificação de Docentes em Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES/MRE).

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Guimarães, J. E. (2024). Norma e variação no ensino da escrita em português: pluricentrismo linguístico em debate. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG5. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53329

Edição

Seção

Artigos