Norma e variação no ensino da escrita em português: pluricentrismo linguístico em debate
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53329Palavras-chave:
Português língua pluricêntrica, Ensino, Escrita, Norma, VariaçãoResumo
O propósito deste estudo é promover uma reflexão sobre o ensino de português como língua não materna em contexto multilíngue, no qual são inevitáveis os hibridismos e as assimetrias que caracterizam as relações entre as variedades dominantes e não dominantes de uma língua pluricêntrica (MUHR, 2004; 2012). Para esta reflexão, os dados são enunciados proferidos por professores leste-timorenses sobre suas práticas de ensino da escrita em português. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na perspectiva sócio-histórica da linguagem e no conceito de dialogismo de Bakhtin e de demais autores integrantes de seu Círculo (BAKHTIN, 1998; 2011; VOLÓCHINOV, 2018). A análise dos enunciados permite observar que: (i) o ensino da escrita em português em Timor-Leste é orientado por uma perspectiva normativa; (ii) às variedades portuguesa e brasileira é atribuído o status de mais desenvolvidas (escrita uniformizada, normas e regras bem definidas), ou seja, representantes da língua elegida para ser ensinada; (iii) a escrita em português com a presença de elementos da(s) língua(s) materna(s) dos alunos é considerada, na esfera escolar, a representação de uma variedade inferior àquelas que figuram como standard dessa língua.
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