Introduction to the thematic issue: academic writing from different theoretical approaches
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.47508Keywords:
academic writing, theoretical approaches to academic writing, science developmentAbstract
Prática social multifacetada e complexa, a escrita acadêmica tem sido abordada a partir de diferentes teorias, que oferecem um leque de possibilidades para análise e compreensão dessa atividade essencial no universo acadêmico. Independentemente da abordagem adotada para seu ensino e aprendizagem, a escrita acadêmica representa um desafio para professores e estudantes, pois envolve, simultaneamente, a construção do conhecimento em uma determinada área e o domínio do funcionamento linguístico do letramento acadêmico. Para compreender o impacto desse funcionamento no fazer científico, tanto no âmbito institucional quanto em esferas profissionais, são necessárias reflexões que articulem teoria e prática, estabelecendo parâmetros para entender as especificidades das diversas áreas do conhecimento, o propósito compartilhado pelos interlocutores dessas áreas e a consequente criação de comunidades discursivas. Os 14 artigos e uma resenha que integram este Dossiê atestam a riqueza e a complexidade da escrita acadêmica, uma vez que os autores compartilham, neste volume da revista Horizontes em Linguística Aplicada, suas pesquisas, concepções e práticas de sala de aula, abordando a escrita acadêmica à luz de diferentes teorias. Sob a perspectiva de diversas concepções teóricas, como a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Linguística Aplicada (LA), Sociorretórica, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, Letramento e Multiletramentos, e a perspectiva dialógica Bakhtiniana, os artigos focalizam múltiplos gêneros acadêmicos, diferentes línguas – materna e adicional – variados contextos formais de ensino, e atividades realizadas em ambientes presenciais e virtuais, síncronos e assíncronos. As contribuições também abordam o formato dos gêneros acadêmicos, a linguagem específica para sua realização e a prática de escrita e reescrita de textos.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introd. e trad. do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Coleção Biblioteca Universal).
COPE, B.; KALANTZIS, M. The things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). A pedagogy of multiliteracies: learning by design. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 1-36.
DREYFUS, S. J. et al. Genre Pedagogy in Higher Education: the SLATE Project. Hampshire, UK: Palgrave Macmillan, 2016.
HALLIDAY, M. A. K. Spoken and written language. New York: Oxford University Press, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. The language of science. London: Continuum, 2024.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985 [3. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge, Melbourne, AU: Cambridge University Press, 2012.
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.
MARTIN, J.R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2nd. ed. London/New York: Continuum, 2007.
MARTIN, J.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
PÊCHEUX, M. (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.
ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. 316p.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Academic writing for graduate students. Ann Arbor: MI: The University of Michigan Press, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.