(Re)contextualizações de práticas de letramento em contexto de ensino remoto: experiências de uma docente universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42518

Palavras-chave:

ensino remoto, práticas de letramento, experiências

Resumo

Este artigo objetiva analisar (re)contextualizações de práticas de letramento desenvolvidas no contexto de ensino remoto por uma professora universitária. A partir de um estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; 2009), são explorados trechos retextualizados de entrevista com uma docente que relata suas experiências em disciplinas ministradas remotamente em um curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa de uma universidade pública brasileira. A análise evidencia que o uso de tecnologias digitais é central na configuração de distintas (re)contextualizações de práticas de letramento, a saber: modos específicos de interação entre docente e discentes, com a criação de novas dinâmicas para a sala de aula; e trabalho com escrita em grupo/colaborativa. A identificação e análise de tais (re)contextualizações de práticas de letramento configuram-se como um registro relevante, tanto para as pesquisas na área dos Letramentos Acadêmicos quanto para o ensino, que, embora esteja retornando à modalidade presencial, poderá ser influenciado, em alguma medida, por essas novas possibilidades pedagógicas, seja na esfera acadêmica, seja na escolar.

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Biografia do Autor

Roberto Barbosa Costa Filho, PPGLE/Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Professor substituto no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto III da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Costa Filho, R. B., & Silva, E. M. da. (2022). (Re)contextualizações de práticas de letramento em contexto de ensino remoto: experiências de uma docente universitária. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG9. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42518

Edição

Seção

Artigos