A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.908Palavras-chave:
Referenciação;, Processamento sociocognitivo;, Português como língua estrangeira adicionalResumo
Este texto focaliza a referenciação na produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional. A referenciação consiste na construção e na reconstrução de objetos de discurso, produto resultante da atividade cognitiva e interativa. Dentre as formas de interação, a produção escrita é um processo interativo em virtude de os sentidos serem construídos pela interação escritor∕leitor e texto em processos complexos e multifacetados que envolvem experiências e∕ou conhecimentos anteriores, além do propósito discursivo do(s) interlocutor(es). Portanto, o texto é resultado de uma ação "em construção" realizada pelo uso da linguagem. Os dados para análise são extraídos de tarefas de produção escrita realizadas como parte das aulas de português como língua estrangeira e com sujeitos de diferentes níveis de proficiência, aprendizes de português como língua estrangeira adicional. Os resultados revelam o processamento textual dos aprendizes e suas especificidades decorrentes do nível de proficiência e das exigências da natureza e temática da tarefa.
Downloads
Referências
BENTES, Ana C.; RIO, Vivian C. A construção conjunta da referência em uma entrevista semimonitorada com jovens universitários. In: KOCH, Ingedore V.; MORATO, Edwiges M.; BENTES, Ana C. (Org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 265-292.
CONNOR, Ulla. Intercultural rhetoric research: beyond texts. Journal of English for Academic Purposes, v. 3, p. 291-304, 2004.
KOCH, Ingedore V. A referenciação textual como estratégia cognitivo-interacional. In: BARROS, Kazue S. M. (Org.). Produção textual: interação, processamento, variação. Natal: Editora da UFRN, 1999.
KOCH, Ingedore V. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LIMA, Maria L. C. Referenciação e investigação do processamento cognitivo: o exemplo do indefinido anafórico. In: KOCH, Ingedore V.; MORATO, Edwiges M.; BENTES, Ana C. (Org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 197-218.
MILNER, Jean-Claude. Reflexões sobre a referência e a correferência. CAVALCANTE, Mônica M.; RODRIGUES, Bernardete B.; CIULLA, Alena (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 85-130.
MONDADA, Lorenza. A referência como trabalho interativo: a construção da visibilidade do detalhe anatômico durante uma operação cirúrgica. KOCH, Ingedore V.; MORATO, Edwiges M.; BENTES, Ana C. (Org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 11-32.
MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. CAVALCANTE, Mônica M.; RODRIGUES, Bernardete B.; CIULLA, Alena (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.
ROTTAVA, Lucia. Português como língua terceira (L3) ou língua estrangeira (LE) adicional: a voz do aprendiz indicando identidade. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 81, p. 81-98, ago. 2009.
ROTTAVA, Lucia; SILVA, Antônio M. Beliefs about Learning Portuguese as a Foreign Language ”“ Multilingual Context. In: SILVA, Kleber A. (Org.). Crenças, discursos e linguagem. Vol. II. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 130-158.
ZAMPONI, Graziela. Estratégias de construção da referência no gênero de popularização da ciência. In: KOCH, Ingedore V.; MORATO, Edwiges M.; BENTES, Ana C. (Org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 169-196.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.