A produção das fricativas interdentais [ï] e [ï„] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1120Palabras clave:
Aprendizagem;, Fonética;, Fricativas interdentais;, Produção oralResumen
Neste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s]. Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos.
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Citas
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