Aprendizagem de línguas in-tandem: um suporte inovador na aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Edi Marli da Silva Nunes FUNEC - Santa Fé do Sul
  • Wiliam César Ramos UNEMAT - Alto Araguaia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v10i1.965

Palavras-chave:

Aprendizagem in-tandem;, Novas tecnologias;, Aprendizagem de línguas;, Escola pública

Resumo

As novas tecnologias têm estabelecido um novo cenário para a educação convencional, inserindo o computador e a Internet como elementos de aprimoramento da aprendizagem de línguas. O ambiente de aprendizagem de línguas in-tandem insere-se nesse contexto. O presente artigo tem como objetivo demonstrar que esse ambiente de aprendizagem pode complementar a aula de inglês convencional. Para isso, analisamos três sessões in-tandem, realizadas a distância por meio do aplicativo msn messenger entre um participante brasileiro e outro mexicano, com base nas descrições de aprendizagem de línguas in-tandem. Os resultados indicam que esse ambiente de aprendizagem pode contribuir para a aprendizagem de língua estrangeira em aulas convencionais do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Fernando. J.; FONSECA JUNIOR, Fernando. M. Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000.

BRAMMERTS, Helmut. Autonomous language learning tandem. In LEWIS, Tim.; WALKER, Leslie. (Org.). Autonomous language learning in-tandem. Sheffield, UK: Academy Electronic Publications, 2003. p. 27-36.

BRAGA, Junia C. F. Aprendizagem de línguas em regime de tandem via e-mail:colaboração, autonomia e estratégias sociais e de compensação. 2004. 152 p. Dissertação (mestrado em: Linguística Aplicada) ”“Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2004.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. PCN+ Ensino Médio:orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2012.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. 2 ed. Oxford: Oxford, 2004.

LITTLE, David. Tandem language learning and learner autonomy. In: LEWIS, Tim; WALKER, Leslie. (Orgs.). Autonomous language learning in-tandem. Sheffield: Academy Electronic Publications, 2003. p. 37-44.

LONGMAN dictionary of contemporary English. Essex: Longman, 2000.

MARTINS, Jorge S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas: Armazém do Ipê, 2005.

MITCHELL, Rosamond; MYLES, Florence. Second language learning theories. 2a ed.Londres: Hodder Education, 2004.

MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 11. ed. Campinas: Papirus, 2000.

PAIS, Luiz. C. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RAMOS, Wiliam C.; BARBOSA, Maria S. P. R. A. Aprendizagem de línguas in-tandem: quando o aprendiz exerce o papel de mediador. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 183-195, maio-ago. 2009. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N2_15.pdf>. Acesso em: 15 maio 2010.

UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Alto Araguaia:Unemat faz parceria com Universidade de Minnesota (EUA). 2011. Disponível em: <http://www.novoportal.unemat.br/?pg=noticia/6275/Unemat%20faz%20parceria%20com%20Universidade%20de%20Minnesota%20(EUA)>. Acesso em 08 jan. 2012.

_____. Alto Araguaia:Unemat abre inscrições para prática de tandem via chat. 2009. Disponível em: <http://www.novoportal.unemat.br/?pg=noticia/4911/Unemat%20abre%20inscri%E7%F5es%20para%20Pr%E1tica%20de%20Tandem%20via%20Chat>. Acesso em 08 jan. 2012.

Downloads

Publicado

2012-01-17

Como Citar

Nunes, E. M. da S., & Ramos, W. C. (2012). Aprendizagem de línguas in-tandem: um suporte inovador na aprendizagem de língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 10(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v10i1.965

Edição

Seção

Artigos