O uso de ferramentas digitais como vídeos e blogs para fomentar as habilidades orais em Espanhol como Língua Estrangeira

Autores

  • Marta Giralt University of Limerick
  • Antonia Flores Universidad de Maynooth
  • Anna Laribal Universidad de Maynooth

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25062

Palavras-chave:

Língua oral, pronunciação, vídeo, ferramentas digitais

Resumo

A aprendizagem da língua oral por estudantes universitários principiantes é um tema de vital importância desde o ponto de vista da prática oral, da tomada de consciência da pronunciação e da promoção da confiança e da autoestima. Contudo, a prática oral não costuma estar integrada na prática docente em sala de aula devido ao grande número de estudantes e a carga de conteúdo que deve ser coberta em poucas horas de ensino. Neste artigo se apresentam os dados de um projeto que tem como objetivo explorar a inclusão de ferramentas digitais para a prática oral em cursos presenciais. Após uma breve revisão dos diferentes estudos realizados sobre o assunto, são apresentados dados dos participantes de nossa pesquisa: 43 universitários (Nível A1), que gravaram um vídeo com informações pessoais. Posteriormente, os vídeos foram postados em um blog onde os alunos fizeram seus comentários. Após a tarefa, os estudantes completaram um questionário anônimo sobre aspectos tais como: o uso da tecnologia, a utilidade de gravar um vídeo e as vantagens do uso de ferramentas digitais para aprendizagem da língua oral e da pronunciação. Os resultados obtidos permitem apresentar conclusões, desde a percepção dos alunos, sobre quais aspectos e fatores intervém na aprendizagem da língua oral através de ferramentas digitais.

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Publicado

2019-06-01

Como Citar

Giralt, M., Flores, A., & Laribal, A. (2019). O uso de ferramentas digitais como vídeos e blogs para fomentar as habilidades orais em Espanhol como Língua Estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(1), 15–36. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25062

Edição

Seção

Artigos