O uso de ferramentas digitais como vídeos e blogs para fomentar as habilidades orais em Espanhol como Língua Estrangeira

Autores

  • Marta Giralt University of Limerick
  • Antonia Flores Universidad de Maynooth
  • Anna Laribal Universidad de Maynooth

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25062

Palavras-chave:

Língua oral, pronunciação, vídeo, ferramentas digitais

Resumo

A aprendizagem da língua oral por estudantes universitários principiantes é um tema de vital importância desde o ponto de vista da prática oral, da tomada de consciência da pronunciação e da promoção da confiança e da autoestima. Contudo, a prática oral não costuma estar integrada na prática docente em sala de aula devido ao grande número de estudantes e a carga de conteúdo que deve ser coberta em poucas horas de ensino. Neste artigo se apresentam os dados de um projeto que tem como objetivo explorar a inclusão de ferramentas digitais para a prática oral em cursos presenciais. Após uma breve revisão dos diferentes estudos realizados sobre o assunto, são apresentados dados dos participantes de nossa pesquisa: 43 universitários (Nível A1), que gravaram um vídeo com informações pessoais. Posteriormente, os vídeos foram postados em um blog onde os alunos fizeram seus comentários. Após a tarefa, os estudantes completaram um questionário anônimo sobre aspectos tais como: o uso da tecnologia, a utilidade de gravar um vídeo e as vantagens do uso de ferramentas digitais para aprendizagem da língua oral e da pronunciação. Os resultados obtidos permitem apresentar conclusões, desde a percepção dos alunos, sobre quais aspectos e fatores intervém na aprendizagem da língua oral através de ferramentas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDOUS, M´Hammed; CAMARENA Margaret; FACER, Betty. MALL technology: Use of academic podcasting in the foreign language classroom. ReCall, v. 21, p. 76-95, 2009. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/6e9d/7aeb862fefffd2406100ce1313bdcd3234f1.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

AGUSTÃN LLACH, Maria Pilar. La importancia de la lengua oral en la clase de ELE: estudio preliminar de las creencias de aprendices. Actas del XVII Congreso Internacional de la ASELE. 2006. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/17/17_0161.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

ALFONSO, Raul; GIRALT, Marta . Comunicación multimodal y aprendizaje de la lengua oral en E/LE. CAUCE. Revista Internacional de Filología, Comunicación y sus Didácticas, v. 36/37, p. 117-133, 2014. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/literatura/cauce/pdf/cauce36-37/cauce_36-37_007.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

BARALO, Marta. El desarrollo de la expresión oral en el aula de ELE. Carabela, 27, p. 5-36, 2000. Disponível em: <https://www.nebrija.com/revista-linguistica/files/articulosPDF/8.Baralo1.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

CABEDO NEBOT, Adrián. Actividades de articulación y de percepción auditiva: uso de herramientas informáticas. Foro de Profesores de E/LE, v. 8, 2012.

CANTERO, F.,J.. Adquisición de competencias fónicas, en Congosto, Y.; Salvador, A.; Montero Curiel, M.L. (Eds.). Fonética experimental. Educación Superior e Investigación. Colección Bibliotheca Philologica. Madrid, Editorial Arco/Libros, 2011. p. 29-55.

CAÑADILLAS, Fernando. Producción audiovisual en el aula de ELE: una propuesta didáctica. Memoria de Máster. Universidad de Oviedo. 2012. Disponível em: <http://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/10651/3933/6/TFM_Fernando_Ca%C3%B1adillas_Ramallo.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

CASÁN, Juan Carlos. Didáctica de las grabaciones audiovisuales para desarrollar la comprensión oral en el aula de lenguas extranjeras. MarcoELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, (9), 2009, p. 1-14. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/921/92152528015.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

CHACÓN, Carmen.; PÉREZ, Clevia. El podcast como innovación en la enseñanza del inglés como lengua extranjera. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, (39), 2011. Disponível em: <https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/viewFile/61449/37462>. Acesso em: 5 nov. 2019.

CHUN, Dorothy. Teaching tone and intonation with microcomputers, CALICO Journal, 7, 1989. p. 21”“46. Disponível em: <http://www1.cs.columbia.edu/~sbenus/Research/L2_Intonation/Chun.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

FACER, B; ABDOUS, M.; CAMARENA, M.. The Impact of Academic Podcasting on Students: Learning Outcomes and Study Habits en De Cassia Veiga Marriott, R.; Lupion Torres, P. (Eds.) Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition Acquisition. IRM Press: Cybertech Publishing. 2009. p. 339-351.

GIRALT, Marta. El cine como herramienta didáctica y su transversalidad en el aula ELE. Actas del XVIII Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes, Consejería de Educación en Brasilia, XVIII, 135-158, 2011. Disponível em: <http://mural.maynoothuniversity.ie/6622/1/MG-herramienta-did%C3%A1ctica.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

HANNA, Barbara E.; GAO, Yang. Exploring optimal pronunciation teaching: Integrating instructional software into intermediate-level EFL classes in China. Calico journal, v. 33, n. 2, 201, 2016. DOI: 10.1558/cj.v33i2.26054

HARDISON, Debra. Generalization of computer-assisted prosody training: Quantitative and qualitative findings. Language Learning & Technology, v. 8, 2004, 34-52.

HINCKS, Rebecca. Speech technologies for pronunciation feedback and evaluation, ReCALL, v. 15, n. 1, p. 3-20, 2003. DOI: https://doi.org/10.1017/S0958344003000211

HSU, Hui-Yin; WANG, Shiang-Kwei; COMAC, Linda. Using audioblogs to assist English-language learning: An investigation into student perception. Computer Assisted Language Learning, v. 21, n. 2, p.181-198, 2008. DOI: 10.1080/09588220801943775

HUNG, Alan; HUANG, Danny. Video Blogging and English Presentation Performance: A pilot study. 1, 2. Psychological Reports, v. 117, n. 2, 2015. p. 614-630. DOI: 10.2466/11.PR0.117c20z6

LAKSFOSS, Ann. ¡Acción! El uso de materiales audiovisuales en el aula de ELE. Actas de ANPE II Congreso nacional: Multiculturalidad y norma policéntrica: Aplicaciones en el aula de ELE. 2008, p. 1-9. Disponível em: <http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:ebf8717f-0b5a-4eae-b9cc-fb2a03148a19/2009-esp-09-08laksfoss-pdf.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

LLISTERRI, Joaquim. La enseñanza de la pronunciación asistida por ordenador. En Actas del XXIV Congreso Internacional de AESLA. Aprendizaje de lenguas, uso del lenguaje y modelación cognitiva: perspectivas aplicadas. 2007, p. 91-120. Disponível em: <http://liceu.uab.cat/~joaquim/publicacions/Llisterri_06_Pronunciacion_Tecnologias.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

MOLHOLT, Garry. Computer-assisted instruction in pronunciation for Chinese speakers of American English, TESOL Quarterly, 22 (1), 1988, p. 91”“111.https://www.learntechlib.org/p/140045/>. Acesso em: 5 nov. 2019.

PASFIELD-NEOFITOU, Sarah. Online domains of language use: Second language learners’ experiences of virtual community and foreignness. Language Learning and Technology, v. 15, n. 2, p. 92”“108, 2011. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.669.6702&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

PI-HUA, Tsai. Bridging pedagogy and technology: User evaluation of pronunciation oriented CALL software. Australasian Journal of Educational Technology, v. 22, n. 3, p. 375-397, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.14742/ajet.1292>. Acesso em: 5 nov. 2019.

PINILLA, Raquel. El desarrollo de las estrategias de comunicación en los procesos de expresión oral: un recurso para los estudiantes de ELE, Carabela, v. 27, p. 53-68, 2000. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/carabela/pdf/47/47_053.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

SONG, Jeong-Weon. An investigation into the effects of an oral English diary using a voice bulletin board on English spoken performance. Multimedia-Assisted Language Learning, v. 12, n. 1, p. 125-150, 2009.

SPALACCI, Mirelle. Enfoque oral digital para el aula de francés LE con fines profesionales. Phonica, p. 222-229, 2014. Disponível em: <http://revistes.ub.edu/index.php/phonica/article/view/10983>. Acesso em: 5 nov. 2019.

TOMÉ, Mario. Enseñanza y aprendizaje de la pronunciación de una lengua extranjera en al WEB 2.0. Revista de Lingüística y Lenguas Aplicadas, [S.l.], v. 5, p. 221-239, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4995/rlyla.2010.771>. Acesso em: 5 nov. 2019.

TORO, Juan. Enseñanza del español a través del cine hispano; marco teórico y ejemplo prácticos. MarcoELE. n. 8, p. 1-68, 2009. Disponível em: <https://marcoele.com/descargas/china/ji.toro_cinehispano.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2019.

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Giralt, M., Flores, A., & Laribal, A. (2019). O uso de ferramentas digitais como vídeos e blogs para fomentar as habilidades orais em Espanhol como Língua Estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(1), 15–36. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25062

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.