Contribuições da formação colaborativa para o ensino da leitura junto ao aluno com transtornos funcionais específicos

Autores

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Maria Andreia Batista Blum Secretaria do Estado da Educação do Paraná.
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26857

Palavras-chave:

Leitura, Pesquisa colaborativa, Formação continuada, Transtornos Funcionais Específicos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma formação continuada colaborativa voltada ao ensino da leitura ao aluno com Transtornos Funcionais Específicos (TFE). A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da teoria histórico-cultural no que concerne à aprendizagem e nas orientações metodológicas da pesquisa colaborativa, envolvendo uma das pesquisadoras e uma professora de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, classe na qual se encontrava matriculado um aluno com TFE. Os resultados demonstraram que o trabalho colaborativo junto ao professor contribuiu para o atendimento ao aluno com TFE. Com ações pedagógicas planejadas e sistematizadas, o professor atuou na zona de desenvolvimento proximal dos alunos e consolidou-a. Dessa forma, a pesquisa mostra a necessidade de desafiar o aluno para além de seu nível de desenvolvimento real com a proposição de situações desencadeadoras do nível de desenvolvimento potencial.

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Biografia do Autor

Maria Andreia Batista Blum, Secretaria do Estado da Educação do Paraná.

Mestre em Letras.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Angelo, C. M. P., Blum, M. A. B., & Shimazaki, E. M. (2019). Contribuições da formação colaborativa para o ensino da leitura junto ao aluno com transtornos funcionais específicos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(2), 41–62. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26857

Edição

Seção

Artigos

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