Untangling reading strategies and reading skills in an ESL textbook
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.19939Palavras-chave:
estratégias de leitura, habilidades de leitura, livro didático, ISL, compreensão de leituraResumo
O sucesso da compreensão na leitura em L2 envolve tanto processos de baixo como de alto nível, sendo os mesmos dependentes de estratégias e habilidades. Esses dois conceitos são normalmente utilizados de forma intercambiável entre si e tratados de forma inconsistente na literatura, sendo que tal inconsistência pode vir a afetar o ensino de leitura. Com base nesse fato, esse artigo tem o objetivo de analisar como estratégias e habilidades são desenvolvidas em uma série de livros de inglês como segunda língua. Para alcançar tal objetivo, um framework foi desenvolvido para classificar as atividades que fomentam ´estratégias´ ou ´habilidades´ de leitura. Com o intuito de estabelecer a frequência de cada um desses conceitos na série de livros uma análise quantitativa foi realizada. Os resultados apontam que os conceitos de estratégias e habilidades são utilizados de forma intercambiável na série. Também, a presença de estratégias foi mais frequente do que habilidades e não há uma sequência linear entre esses dois conceitos, isto é, parece não haver um processo longitudinal de forma a trabalhar estratégias para que elas se tornem habilidades a fim de desenvolver leitores independentes.
Downloads
Referências
AEBERSOLD, Jo Ann; FIELD, Mary Lee. From reader to reading teacher issues and strategies for second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
AFFLERBACH, Peter; PEARSON, David; PARIS, Scott. Clarifying differences between reading skills and reading strategies. The Reading Teacher, v. 61, n. 5, p. 364-373, 2008.
AFFLERBACH, Peter; et al. Reading: what else matters besides strategies and skills?. The Reading Teacher, v. 66, n. 3, p. 440-448, 2013.
ALKHALEEFAH, Tarek. Taxonomies in L1 and L2 reading strategies: a critical review of issues surrounding strategy-use definitions and classifications in previous think-aloud research. The Reading Matrix, v. 16, n. 2, p. 162-226, 2016.
DANEMAN, Meredyth. Individual differences in reading skills. In: BARR, Rebecca et al. (Orgs.). Handbook of reading research, v.2. New York: Longman, 1991. p. 512-538.
DUFFY, Gerald G.; ROEHLER, Laura R. Why strategy instruction is so difficult and what we need to do about it. In: MCCORMICK, Christine B.; MILLER, Gloria; PRESSLEY, Michael. (Orgs.). Cognitive strategy research: from basic research to educational applications. New York: Springer-Verlag, 1989. p. 133-154.
DUFFY, Gerald G. Explaining reading: a resource for teaching concepts, skills and strategies. New York: Guilford Press, 2009.
GAGNÉ, Ellen D., YEKOVICH, Carol W.; YEKOVICH, Frank R. Reading. In: GAGNÉ, Ellen D., YEKOVICH, Carol W.; YEKOVICH, Frank R (Orgs.). The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1997. p. 267-312.
MANOLI, Polixeni; PAPADOPOULOU, Maria. Reading strategies versus reading skills: two faces of the same coin. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 817-821, 2012.
PEARSON, David; DOLE, Janice, A. Explicit comprehension instruction: a review of research and a new conceptualization of instruction. The Elementary School Journal, v. 88, n.2, p. 151-165, 1987.
PRESSLEY, Michael; AFFLERBACH, Peter. Verbal protocols of reading: the nature of constructively responsive reading. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1995.
PRESSLEY, Michael. What should comprehension instruction be the instruction of?. In: KAMIL, M et al. (Org.) Handbook of Reading Research, v. 3. New York: Routledge, 2000. p. 545-562.
RICHARDS, Jack. Interchange Intro, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013a.
RICHARDS, Jack. Interchange 1, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013b.
RICHARDS, Jack. Interchange 2, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013c.
RICHARDS, Jack. Interchange 3, 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013d.
SIMÃO, Likelli; BARETTA, Luciane. Reading strategies in English textbooks. In: TUMOLO, Celso H.S.; BECK, Magali S.; COULTHARD, Malcolm. (Orgs.). ECHOES: reflections on language and literature. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. p. 23-34.
TOMITCH, Lêda Maria B. Aquisição de leitura em língua inglesa. In: LIMA, Candido D. Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p.191-201.
VEENMAN, Marcel V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, Bernadette H. A. M.; AFFLERBACH, Peter. Metacognition and learning: conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v.1, n. 1, p. 3”“14, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.