O ensino da Língua Estrangeira como ferramenta para a emancipação das pessoas da Educação de Jovens e Adultos: potencialidades e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7428Palavras-chave:
emancipação, ensino de língua estrangeira, educação de jovens e adultosResumo
Resumo
Neste artigo buscamos, traçar algumas reflexões relativas ao uso da língua estrangeira como ferramenta para a emancipação das pessoas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse processo, abordamos o conceito de emancipação e correlacionamos as possíveis ligações entre ensino e aprendizagem de língua estrangeira e suas potencialidades como instrumento social para os sujeitos da EJA. Também apontamos problemáticas e desafios que impossibilitam ou que dificultam a percepção do ensino da língua estrangeira como instrumento auxiliar no processo emancipatório das pessoas da EJA. Tratamos ainda de questões metodológicas e da importância da formação do professor de língua estrangeira.
Palavras-chave: emancipação, ensino de língua estrangeira, educação de jovens e adultos
Abstract
This article aims to reflect upon the use of a foreign language as a tool for helping people from the Youth and Adult Education (EJA) programs in Brazil in their process of emancipation. In doing so, we discuss the concept of emancipation and the possible relation between the process of teaching and learning foreign languages and its possibilities as a social instrument for people involved in the youth and adult education. In addition to that, we highlight some issues and challenges that interfere in the emancipation process of Youth and Adult Education students through the teaching of foreign languages. We also discuss methodological issues and the importance of foreign language teacher training.
Keywords: emancipation, foreign languages teaching, youth and adult education
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