O ensino da Língua Estrangeira como ferramenta para a emancipação das pessoas da Educação de Jovens e Adultos: potencialidades e reflexões

Autores

  • José Veiga Vinal Junior Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7428

Palavras-chave:

emancipação, ensino de língua estrangeira, educação de jovens e adultos

Resumo

Resumo

Neste artigo buscamos, traçar algumas reflexões relativas ao uso da língua estrangeira como ferramenta para a emancipação das pessoas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse processo, abordamos o conceito de emancipação e correlacionamos as possíveis ligações entre ensino e aprendizagem de língua estrangeira e suas potencialidades como instrumento social para os sujeitos da EJA. Também apontamos problemáticas e desafios que impossibilitam ou que dificultam  a percepção do ensino da língua estrangeira como instrumento auxiliar no processo emancipatório das pessoas da EJA. Tratamos ainda de questões metodológicas e da importância da formação do professor de língua estrangeira.

Palavras-chave: emancipação, ensino de língua estrangeira, educação de jovens e adultos

 

Abstract

This article aims to reflect upon the use of a foreign language as a tool for helping people from the Youth and Adult Education (EJA) programs in Brazil in their process of emancipation. In doing so, we discuss the concept of emancipation and the possible relation between the process of teaching and learning foreign languages and its possibilities as a social instrument for people involved in the youth and adult education. In addition to that, we highlight some issues and challenges that interfere in the emancipation process of Youth and Adult Education students through the teaching of foreign languages. We also discuss methodological issues and the importance of foreign language teacher training.

Keywords: emancipation, foreign languages teaching, youth and adult education 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Veiga Vinal Junior, Universidade do Estado da Bahia

Professor da Universidade Estadual da Bahia. Departamento de Ciências Humanas - Campus I. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB.
Doutor em Língua e Linguística pela Universidad de Vigo (Espanha).

Referências

BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, p. 63-81, 2005.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Ed. Cultrix, 1997.

BLANCO, D. M. O Projovem urbano e perspectivas de análises. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 2, n. 3, p. 10-21, 2010.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira: 5a.- 8a. séries. MEC. Brasília, 1998.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000: diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: Câmara de Educação Básica, 2000a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental: 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF.2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol2_linguaestrangeira.pdf. Acesso em: 20 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias. MEC. Brasília, 2000b.

BRITO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. Campinas: Mercado de Letras; ALB, 1997.

BRITO, L. P. L. Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, v. 5, n. 1, p. 24-30, 2007.

CARDOSO, C. Educação multicultural: percursos para práticas reflexivas. Lisboa: Texto Editora, 1996.

CARVALHO, A. M. P. D. Experiências emancipatórias em tempos de crise e transição: potencialidades da utopia democrática. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA MUNDOS SOCIAIS: SABERES E PRÁTICAS, 2008, Lisboa. Anais... Lisboa, 2008.

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. In: _____ (Org.) O ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, p. 147-161, 1997.

FEITOZA, R. Movimentos de educação de pessoas jovens e adultas na perspectiva da educação popular no Amazonas: matrizes históricas, marcos conceituais e impactos políticos. Tese (Doutorado em Educação) ”’ Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

FILHO, L. O problema da educação de adultos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.81, n. 197, p. 116-127, 2000.

FINGER, I. Sobre a relação entre GU e aquisição de segunda língua. Revista Signo, v. 24, n. 36, p. 61-76, 2005.

FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. 2 ed. Manoel B. da Motta (Org.) e Tradução Vera L. A. Ribeiro. (Ditos e Escritos IV). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 3. ed. Trad. L. F. de A. Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1981.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo. Cortez, 1993.

GALEANO, E. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.

GOMES, N. L. Educação de jovens e adultos e questão racial: algumas reflexões iniciais. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 87-104.

JORDÃO, C. M. A. As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 46, n. 1, p. 19-29, Jan./Jun, 2007.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LAGO, S. N. A. Explorando a auto-estima na aquisição de segunda língua. In: MELLO, H.A.B; DALACORTE, M. C. F. (Org.). A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, , 2000. p.83 -100.

LOPES, E. S. Por que falar das pedras? In: OLIVEIRA, I. B. (Org.). Práticas cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010. p. 120-138.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MOTA, K. Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Bahia: Editora da UFBA, 2004.

OLIVEIRA, I. A. de. Educação de jovens, adultos e idosos. Salto para o Futuro. Volume temático: Educação ao longo da vida, ano 19, n. 11, p. 14-19, 2009.

OLIVEIRA, I. A. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

PEREIRA, G. Preferencias adaptativas: un desafío para el diseño de las políticas sociales. Revista de Filosofía Moral y Política, n. 36, p. 225-239, 2007.

PEREIRA, M. T. G. Ler, refletir, expressar: uma proposta de ensino da língua portuguesa para a educação de jovens e adultos (EJA). SEEJA, 2010.

ROJO, R. H. R.; MOITA LOPES, L. P. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL/SEB/MEC. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: SEB/MEC, 2004. p. 14-59.

SANTOS, B. S. (Org.). Democratizar a democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, M. M. O ensino da língua inglesa aos alunos da EJA. Vida de Ensino, v. 2, n.2, p. 40-47, 2010.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002.

SOARES, M. Português: uma proposta para o letramento. Livro do Professor. São Paulo: Moderna, 1999.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista de Educação, n. 25, p. 44-56, 2004.

STEVICK, R. Teaching languages: a way and ways. Oxford: OUP, 1980.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

WITTE, R. E. Business English: a practical approach. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Como Citar

Vinal Junior, J. V. (2017). O ensino da Língua Estrangeira como ferramenta para a emancipação das pessoas da Educação de Jovens e Adultos: potencialidades e reflexões. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 16(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.7428

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.