Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.10253Palavras-chave:
Leitura, Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura, PoemaResumo
Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema, voltada ao Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de leitura como interação, contribuindo para a formação e o desenvolvimento do aluno-leitor. Para isso, o estudo fundamenta-se nas perspectivas sobre leitura, centrada nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por XXXXXX (ano; ano), que ressaltam a necessidade dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, observa-se que a ordenação e a sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema permitem ao aluno-leitor: (a) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (b) posicionar-se sobre a temática do texto; (c) produzir um texto como réplica.
Downloads
Referências
ANGELO, C. M. P. Mediações colaborativas e pedagógicas na sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 391f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
BAKHTIN, M. M; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].
BRASIL, S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, 6º ao 9º ano: língua portuguesa. 7. Ed. Reform- São Paulo: Saraiva, 2012.
COLOMER, T.; CAMPS, A. A avaliação da leitura. In:________. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, 171- 190.
DELL’ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (Org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília, DF: UNB, 1996. p. 69-75.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1996.
LEFFA, V. J. Conceito de leitura. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
RODRIGUES, A. Perguntas de leitura e construção de sentidos: experiência com o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/defesas/def_adelia_aparecida_pereira_da_silva_rodrigues.htm>. Acesso em 10 out. 2016.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.