“O porco fala inglês?!”: a construção da percepção e do conceito de línguas por crianças da educação infantil

Authors

  • Barbra Sabota UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Claudia Regina Bertoso UEG - Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1318

Keywords:

Criança;, Língua estrangeira;, Mediação

Abstract

Este estudo tem por objetivo descrever e analisar a percepção e a formação do conceito de língua estrangeira que crianças de 4 anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil construíram ao assistir a um programa de televisão em espanhol. A pesquisa foi desenvolvida segundo parâmetros qualitativos de coleta e análise de dados com observação participativa. Sobpremissas da teoria sociocultural foi desenvolvida uma sequência gradativa de ações mediadas por scaffolding. Nossa análise permite inferir que a construção do conhecimento da e sobre a LE das crianças é viável quando considera os conhecimentos prévios das crianças e as contribuições do grupo para a construção de conceitos.

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Author Biographies

Barbra Sabota, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Barbra Sabota ”“ Pós doutoranda em Linguística Aplicada  pela UnB. Doutora e Mestre em Letras e Linguística pela UFG. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias e do curso de Letras da UnUCSEH ”“ UEG. Pesquisa o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e a formação de professores de línguas. (SABOTA, Barbra R. S.). Email: barbrasabota@gmail.com.

Claudia Regina Bertoso, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite. Pedagoga, professora de Estagio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UnU Uruaçu, mestranda do Curso de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Bolsista pela FAPEG - (BERTOSO, Cláudia R.V.). Email: claudiabertoso@gmail.com

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Published

2014-12-18

How to Cite

Sabota, B., & Bertoso, C. R. (2014). “O porco fala inglês?!”: a construção da percepção e do conceito de línguas por crianças da educação infantil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1318

Issue

Section

Artigos