Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro

Autores

  • Walkyria Passos Magno e Silva UFPA
  • Edirnelis Moraes dos Santos UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1336

Palavras-chave:

Aconselhamento linguageiro;, Autonomia;, Motivação;, Francês língua estrangeira

Resumo

Resumo

Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE.

Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira.

 

Abstract

This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language.

Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walkyria Passos Magno e Silva, UFPA

Possui graduação em licenciatura em Letras Português, Alemão e Inglês, mestrado em Linguística, doutorado em Ciências da Linguagem e pós doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associado 3 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, estratégias de aprendizagem, estilos de aprendizagem, motivação, aconselhamento linguageiro e ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no paradigma da complexidade.  De março de 2008 a março de 2010 ocupou o cargo de Diretora da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará.

Edirnelis Moraes dos Santos, UFPA

Mestre em Letras/Linguística. Possui graduação em Letras - Hab. Língua Portuguesa e Hab. Língua Francesa. Atua como professora colaboradora do Parfor/UFPA e instituições particulares de ensino superior. Foi Assistente de Língua Portuguesa no Colégio-Liceu Montaigne de Paris. Participa da aplicação do Exame CELPE-Bras. Atua nas áreas de Letras, Português Língua Materna e Estrangeira, Francês Língua Estrangeira.

Referências

BENSON, Phil. Teaching and researching autonomy in foreign languages learning.Harlow, England: Pearson,2001.

DÖRNYEI, Zoltán. Motivação em ação: buscando uma conceituação processual da motivação de alunos. In: BARCELOS,AnaMariaF.(Org.). Linguística aplicada: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira.Tradução: André Monteiro Diniz e Walkyria Magno e Silva.Campinas: Pontes,2001. p. 199-236.

FELDER, Richard; SOLOMAN, Barbara. Index oflearningstylesquestionnaire.Disponívelem: <http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html>.Acesso em: 14/08/2011.

LITTLE, David.Autonomy: definitions, issues and problems. Dublin: Authentik,1991.

MOZZON-McPHERSON, Marina. Supporting independent learning environments: ananalysis of structures and roles of language learning advisers. System, v. 35, n. 1, p.66-92, 2007Special Issue on Counseling in Language Learning Settings.

OXFORD, Rebecca. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle&Heinle, 1990.

RILEY, Philip. The guru and the conjurer: aspects of counseling for self-access. In: BENSON,Phil; VOLLER,Peter(Eds.). Autonomy and independence in language learning. London: Longman, 1997.p. 114-131.

USHIODA, Autonomy:the role of motivation. Dublin: Authentik, 1996.

VIEIRA, Flávia. Teacher development through inquiry: getting started. In: BARFIELD,Andy;BROWN,Steve(Eds.). Reconstructing autonomy in language education: inquiry and innovation. London: Palgrave, 2007. p. 15-29.

Downloads

Publicado

2015-04-20

Como Citar

Magno e Silva, W. P., & Santos, E. M. dos. (2015). Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1336

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.