Español en SPOC: a busca de uma solução para o ensino de espanhol para o ENEM em meio a uma pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44356Palavras-chave:
CALL, SPOC, Gamificação, Língua espanhola, ENEMResumo
Neste trabalho, a partir dos princípios da teoria conectivista de Siemens (2004; 2007) e Downes (2016), apontada como uma teoria de aprendizagem para a era digital, apresentamos, no marco de CALL (Computer Assisted Language Learning), a proposta de um SPOC (Small Private Online Course) voltado para o ensino de língua espanhola para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O curso, integralmente on-line e em modelo gamificado, foi desenvolvido no ambiente virtual Moodle, tendo por base a metodologia DBR (Design Based Research). A DBR implica a análise de necessidades, desenvolvimento e aplicação de um recurso educacional para subsequente avaliação e remodelagem. Aqui, além de apresentarmos o curso originalmente desenvolvido, relatamos duas tentativas frustradas de aplicação junto a duas diferentes turmas de Ensino Médio durante os momentos mais difíceis da pandemia de COVID-19. Trazemos também nossas considerações a respeito das possíveis causas do insucesso. No momento, procuramos adaptar o curso para aplicá-lo na modalidade de sala de aula invertida, híbrida, a fim de verificarmos uma de nossas hipóteses, a de que as dificuldades encontradas foram devidas ao fato de o curso ser exclusivamente a distância.
Downloads
Referências
BARIN, Cláudia Smaniotto; BASTOS, Fábio da Purificação de. Problematização dos MOOCs na atualidade: potencialidades e desafios. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 1-10, dez. 2013. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44707/28546. Acesso em: 12 abr. 2019.
BASTOS, Rogério Cid; BIAGIOTTI, Breno. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-9, jul. 2014. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333/31417. Acesso em: 06 abr. 2019.
BRASIL. Decreto-Lei no. 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Diário Oficial da União, Brasilia-DF, Seção 1, p 5798, 10 abr. 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-norma-pe.html. Acesso em: 08 set.2019.
BRASIL. Decreto no. 350, de 21 de novembro de 1991. Promulga o Tratado para a Constituição de um Mercado Comum entre a República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai (TRATADO MERCOSUL). Diário Oficial da União, Brasília-DF, seção 1, 21 nov. 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0350.htm. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Lei no. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, seção 1, p. 11429, 27 dez. 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 set.2019.
BRASIL. Emenda Constitucional no. 74, de 6 de agosto de 2013. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 07 ago. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc74.htm. Acesso em: 06 set.2019.
BRASIL. Lei no. 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília-DF, seção 1, p. 1, 08 ago. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm. Acesso em: 05 ago. 2019.
BRASIL. Lei no. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no. 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei no. 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no. 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília-DF, seção 1, p. 1, 17 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 05 ago. 2021.
DOWNES, Stephen. The Quality of Massive Open Online Courses. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://www.downes.ca/post/66145. Acesso em: 05 mar. 2020.
FAGUNDES, Angelise; VERGARA-NUNES, Elton; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. O Sul resiste: a luta pela permanência da língua espanhola na escola na perspectiva do interior do RS. In: FAGUNDES, Angelise; LACERDA, Denise Pérez; SANTOS, Giane Rodrigues dos (Org.). #Fica Espanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades. Chapadão Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
FLORIDI, Luciano. Understanding epistemic relevance. Erkenntnis, v. 69, n. 1, p. 69-92, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10670-007-9087-5. Acesso em: 09 fev. 2020.
FONTANA, Marcus Vinicius Liessem. Ao sabor das marés: uma história da formação de professores de Espanhol no Brasil. In: ROSA, Geraldo Antonio et al. (Org.). Formação de professores na educação latino-americana: biopolítica, migração e alteridade. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2018. p. 107-122.
FONTANA, Marcus Vinicius Liessem; LEFFA, Vilson José. MOOCs para o ensino de línguas: um estudo em CALL desde uma perspectiva conectivista. Alfa, São Paulo, v. 62, n. 1, p. 75-89, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-4. Acesso em: 04 nov. 2018.
HERRINGTON, Jan et al. Doctoral students: guidelines for preparing a dissertation proposal. In: MONTGOMERIE, Craig; SEALE, Jane (Ed.). Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. Chesapeake: AACE, 2007. p. 4089-4097.
KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.
MARTÍNEZ, Álvaro; LASECA, Cachero. La enseñanza del Español en el sistema educativo brasileño. Brasilia, DF: Thesaurus, 2008.
MATTA, Cláudia Eliane da; FIGUEIREDO, Ana Paula Silva. MOOC: transformação das práticas de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém. Anais [...]. Belém: UNIREDE, 2013. Disponível em: https://neoa.unifei.edu.br/publicacoes/62-2013/110-mooc-transformacao-das-praticas-de-aprendizagem. Acesso em: 15 dez. 2019.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade ou da modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RESNICK, Mitchel. Edutainment? No Thanks. I Prefer Playful Learning. [S. l.]: Associazione Civita Report on Edutainment, 2004. Disponível em: https://llk.media.mit.edu/papers/edutainment.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.
RIO GRANDE DO SUL. Emenda Constitucional 74, de 20 de dezembro de 2018. Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nº. 11920.
RIO GRANDE DO SUL. Proposta de Emenda Constitucional no. 270/2018. Acrescenta parágrafo ao art. 209 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Diário Oficial da Assembleia Legislativa: Porto Alegre, 29 mar. 2018. Disponível em: http://www.camaracaxias.rs.gov.br/upload/files/EX20180402-01-100000-PEC-270-2018.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.
SALVUCCI, Mara; LISBOA, Marcos J. A.; MENDES, Nelson C. Educação a distância no Brasil: fundamentos legais e implementação. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta a Distância, São Paulo, v. 11, p. 49-62, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.239. Acesso em: 25 dez. 2019.
SIEMENS, George. Conectivismo: uma teoria da aprendizagem para a idade digital. Alberta: Athabasca University, 2004.
SIEMENS, George. Conectivismo: una teoría de aprendizaje para la era digital. Tradução de Diego E. Leal Fonseca. Bogotá, 2007. Disponível em: https://pt.slideshare.net/javivichus/siemens2004-conectivismo. Acesso em: 18 abr. 2020.
SOUZA, Rodrigo de; CYPRIANO, Elysandra Figueiredo. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516- 731320160010005. Acesso em: 09 fev. 2020.
VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339. Acesso em: 13 jul. 2021.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Arrmed, 2009.
WANG, Feng; HANNAFIN, Michael J. and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, Bloomington, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005. Disponível em: http://projects.coe.uga.edu/dbr/explain01.htm#references. Acesso em: 28 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.