Español en SPOC: a busca de uma solução para o ensino de espanhol para o ENEM em meio a uma pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44356

Palavras-chave:

CALL, SPOC, Gamificação, Língua espanhola, ENEM

Resumo

Neste trabalho, a partir dos princípios da teoria conectivista de Siemens (2004; 2007) e Downes (2016), apontada como uma teoria de aprendizagem para a era digital, apresentamos, no marco de CALL (Computer Assisted Language Learning), a proposta de um SPOC (Small Private Online Course) voltado para o ensino de língua espanhola para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O curso, integralmente on-line e em modelo gamificado, foi desenvolvido no ambiente virtual Moodle, tendo por base a metodologia DBR (Design Based Research). A DBR implica a análise de necessidades, desenvolvimento e aplicação de um recurso educacional para subsequente avaliação e remodelagem. Aqui, além de apresentarmos o curso originalmente desenvolvido, relatamos duas tentativas frustradas de aplicação junto a duas diferentes turmas de Ensino Médio durante os momentos mais difíceis da pandemia de COVID-19. Trazemos também nossas considerações a respeito das possíveis causas do insucesso. No momento, procuramos adaptar o curso para aplicá-lo na modalidade de sala de aula invertida, híbrida, a fim de verificarmos uma de nossas hipóteses, a de que as dificuldades encontradas foram devidas ao fato de o curso ser exclusivamente a distância.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas com pesquisa sobre LMOOC sob supervisão do professor Vilson Leffa (2017). É Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2020, onde ingressou por processo de redistribuição e atua no Curso de Licenciatura em Português e Espanhol. De 2009 a 2020 foi professor da Universidade Federal de Santa Maria, onde atuou nos cursos de Licenciatura em Espanhol presencial e EaD. Orienta projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. É líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. Coordena o projeto INOVA-LETRAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS e participa do projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Crítica, Políticas LInguísticas, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Tecnologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual.

Naura Letícia Nascimento Coelho, UFSM

Possui graduação em Letras Habilitação em Língua Espanhola pela Faculdade Metodista Centenário (2005), Língua Portuguesa pela Universidade Anhanguera (2019) e Pedagogia pela Faculdade Unicesumar (2021); Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015) e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGTER (2021) . Atualmente é professora externa da Universidade Federal de Santa Maria no curso de Graduação em Letras Espanhol EAD/UAB, professora de Língua Espanhola do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professora regente de Língua Espanhola - Rede ICM, Colégio Coração de Maria. Tem experiência na área de Letras português, com ênfase em Língua Espanhola.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

Fontana, M. V. L., & Coelho, N. L. N. . (2022). Español en SPOC: a busca de uma solução para o ensino de espanhol para o ENEM em meio a uma pandemia. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG6. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44356

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