“O porco fala inglês?!”: a construção da percepção e do conceito de línguas por crianças da educação infantil

Autores

  • Barbra Sabota UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Claudia Regina Bertoso UEG - Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1318

Palavras-chave:

Criança;, Língua estrangeira;, Mediação

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever e analisar a percepção e a formação do conceito de língua estrangeira que crianças de 4 anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil construíram ao assistir a um programa de televisão em espanhol. A pesquisa foi desenvolvida segundo parâmetros qualitativos de coleta e análise de dados com observação participativa. Sobpremissas da teoria sociocultural foi desenvolvida uma sequência gradativa de ações mediadas por scaffolding. Nossa análise permite inferir que a construção do conhecimento da e sobre a LE das crianças é viável quando considera os conhecimentos prévios das crianças e as contribuições do grupo para a construção de conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbra Sabota, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Barbra Sabota ”“ Pós doutoranda em Linguística Aplicada  pela UnB. Doutora e Mestre em Letras e Linguística pela UFG. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias e do curso de Letras da UnUCSEH ”“ UEG. Pesquisa o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e a formação de professores de línguas. (SABOTA, Barbra R. S.). Email: barbrasabota@gmail.com.

Claudia Regina Bertoso, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite. Pedagoga, professora de Estagio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UnU Uruaçu, mestranda do Curso de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Bolsista pela FAPEG - (BERTOSO, Cláudia R.V.). Email: claudiabertoso@gmail.com

Referências

ALMEIDA FILHO, JoséC. P. de. Quatro estações no ensino de línguas.Campinas: Pontes, 2012.

ALMEIDA, Maria Elizabeth. A TV e a educação: curso de especialização tecnologias em educação: pós-graduação latosensu. Guia do curso2006/2007. Rio de Janeiro: Coordenação Central de Educação a Distância; Brasília: MEC, 2006.

BRAGA, Denise. B. Ambientes digitais:reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL.Ministério da Educação e Cultura.Parâmetros Curriculares Nacionais ”“Língua Estrangeira. Brasília:Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

______.Ministério da Educação e Cultura.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.Brasília: Secretaria de Educação Básica,2010.

______.Congresso Nacional.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996.Publicado no Diário Oficial da Uniãode 17 de dezembro de 1996.

FERNANDEZ, Gretel; RINALDI, Simone. Formação de professores de espanhol para crianças no Brasil: alguns caminhos possíveis.Trabalhos emLinguísticaAplicada,Campinas, v. 48, n. 2, p.353-365, jul./dez. 2009.

FIGUEIREDO, FranciscoJ. Q. de. A aquisição e aprendizagem de segunda língua.Signótica,v.7, p. 39-57, jan./dez. 1995.

FRANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. In: DEL RÉ, Alessandra. Aquisição da linguagem.São Paulo: Contexto, 2006.

GUARESCHI, Pedrinho. A.; BIZ, Osvaldo.Mídia, educação e cidadania: tudo o que você deve saber sobre mídia. Petrópolis: Vozes, 2005.

KRASHEN, Stephen. The input hypothesis:issues and implications. Harlow: Longman, 1985.

MINAYO, MariaC. de S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOYCHELOVITCH, Sandra (Org.). Textos em representações sociais.Petrópolis: Vozes, 1995.

LUDKE, Menga;ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 2013.

MELO, Heloísa A. B. de. L1: madrinha ou madrasta?:opapel da L1 na aquisição da L2. Signótica, v. 16, n. 2, p. 213-242, jul./dez. 2004.

NUTTALL, Christine. Teaching reading skills in a foreign language.Hong Kong: Macmillan ELT, 1996.

OLIVEIRA, Eliane. C. de. Navegar é preciso!:o uso de recursos tecnológicos para um ensino-aprendizagem significativo de línguas estrangeiras. In: PEREIRA, AriovaldoL.; GOTTHEIM, Liliana.Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira:processos de criação e contextos de uso. Campinas: Mercado de Letras,2013. p. 185-214.

ORTIZ, Renato. A diversidade dos sotaques:o inglês e as ciências sociais.São Paulo: Brasiliense, 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br.>Acesso em:20fev. 2013.

PANIAGUA, Gema; PALACIOS, Jesús. Educação Infantil: resposta educativa à diversidade.Artmed: Porto Alegre, 2007.

ROCHA, CláudiaH.O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. DELTA, v. 23,n. 2, 2007. Disponível em: . Acesso em:23/09/2014.

RODRIGUES, Maria Alexandra Militão. TV/vídeo na Educação Infantil. Curso de Extensão: TV na Escola e os Desafios de Hoje.Brasília: Editora Universidade de Brasília, SEED/MEC/UniRede, 2003.

SABOTA, BarbraR. S. Estágio supervisionado de LE:um estudo de caso sobre a formação universitária de professores de inglês na UFG.2008. 231 f.Tese (Doutorado em Letras e Linguística) ”“Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa.4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

TOSCHI, MirzaS. Educação para as mídias: conceito, relação com a educação e experiências. Todos os contos. Goiânia:Ayvu-Etã, 2004.

VILLAMIL, Olga. S.; GUERRERO, MariaC. M.. Peer Revision in the L2 classroom: social-cognitive activities, mediating strategies, and aspects of social behavior. Journal of Second Language Writing, v. 5, n. 1, p. 51-75, 1996.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem.3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WOOD,David; BRUNER, JeromeS.; ROSS, Gail.The role of tutoring in problem solving.Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines,v. 17, p. 89-100, 1976.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Sabota, B., & Bertoso, C. R. (2014). “O porco fala inglês?!”: a construção da percepção e do conceito de línguas por crianças da educação infantil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1318

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.