A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Alessandra Dutra UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Clara Salles Machado Hirche Pedro UNIVERSIDADE ESTADUAL NORTE DO PARANÁ - JACAREZINHO

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1120

Palavras-chave:

Aprendizagem;, Fonética;, Fricativas interdentais;, Produção oral

Resumo

Neste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s].  Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Dutra, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Professora de Comunicação Linguística da UTFPR-Câmpus Londrina. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara.

Clara Salles Machado Hirche Pedro, UNIVERSIDADE ESTADUAL NORTE DO PARANÁ - JACAREZINHO

Professora de Língua Inglesa da rede estadual de ensino (PR). Especialista em Língua Inglesa pela UENP-Jacarezinho.

Referências

FERNANDES,Claudia Sousa. Representações e construção da identidade do professor de inglês.2006. 119f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

HIRAKAWA, Daniela Akie. A fonética e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: teorias e práticas.2007. 235f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) ”“Universidade de São Paulo, São Paulo.

LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia, PA.: University of Pennsylvania Press, 1972.

LEITÃO, Emília Lorentz de Carvalho; FERREIRA-GONÇALVES, Giovana. O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista. Letrônica,PortoAlegre v.3, n.1, p.171, julho 2010.

REIS, Maria Sílvia (2006). The perception and production of English interdental fricatives by Brazilian EFL Learners. Dissertação (Mestradoem Letras/Inglês e Literatura Correspondente)”“UniversidadeFederal de Santa Catarina,Florianópolis, 2006.

TREVISOL, Juliane Regina. The production of the English Interdental Fricatives by Brazilian former and future EFL Teachers. 2010.139f. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) ”“Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Dutra, A., & Pedro, C. S. M. H. (2012). A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 10(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1120

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.