A leitura como prática social a partir da enunciação de narrativas de vida: um estudo de caso com uma professora pedagoga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32857

Palavras-chave:

Práticas sociais de leitura, Narrativas de vida, Concepções de leitura, Etnossociologia clínica

Resumo

Este trabalho analisa uma narrativa de vida enunciada por uma professora pedagoga. A base teórica advém dos estudos do letramento, endossados nas práticas sociais de escrita (STREET, 2014) e nos pressupostos interacionais de leitura (SILVA, 1999; KOCH; ELIAS, 2012; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2006). A metodologia se ancora na etnossociologia clínica proposta por Andrade (2019), que, por sua vez, adota os pressupostos de Vasconcelos (2005) ao defender a narrativa de vida como dispositivo metodológico que permite a horizontalidade entre pesquisador e participante, conferindo a este maior protagonismo em sua enunciação. A análise da narrativa aponta a interpretação de que a participante experienciou a leitura como prática social, pois as várias instituições em que se engajou exigiram dela demandas leitoras. Por isso, em sua atuação docente, ela procura construir com os estudantes habilidades concernentes à prática social da leitura, a fim de que também eles possam se engajar responsivamente em instituições sociais. Desse modo, percebe-se que a narrativa de vida, como mecanismo de autoformação, propicia uma projeção de si do narrador que demonstra a vinculação de sua experiência com sua atuação praxiológica.

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Biografia do Autor

Rogiellyson Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza da área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, à leitura e seu ensino, bem como ao ensino de produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica, à formação de professores de língua materna e estrangeira, aos estudos do letramento. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica.

Priscila Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2019. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2018. Graduada em Letras/Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2014. Professora Efetiva de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Dannytza Serra Gomes, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Doutorado (2014) e Mestrado em Linguística (2009), Especialização em Linguística e Ensino do Português (2007) e Graduação em Letras- Português (2005) na Universidade Federal do Ceará. Faz parte, desde 2010, do Grupo de Estudos Linguísticos e Discurso Autobiográfico (GELDA). Fez estágio pós doutoral (2018-2019), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: ensino de língua materna e de língua de sinais, com ênfase no ensino e aprendizagem e na formação do professor. 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Andrade, F. R. da S., Lima, P. S. R. de, & Gomes, D. S. (2020). A leitura como prática social a partir da enunciação de narrativas de vida: um estudo de caso com uma professora pedagoga. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 137–155. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32857

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