É preciso ler muito para escrever bem? Uma análise dos hábitos de leitura e domínio da escrita em textos dissertativos produzidos por universitários do agreste pernambucano

Autores

  • Erica Reviglio Iliovitz Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.593

Palavras-chave:

Leitura;, Escrita;, Textos Dissertativos;, Ensino

Resumo

O presente texto apresenta resultados da pesquisa que investigou a relação entre hábitos de leitura e domínio da escrita de alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste - Caruaru. Com o objetivo de verificar se os alunos pressupõem a existência de uma associação direta entre as competências necessárias para ler com fluência, e aquelas necessárias para escrever de forma apropriada, foi feita uma comparação entre algumas características de textos dissertativos produzidos pelos alunos e as respostas deles em dois questionários (referentes a hábitos de leitura e concepções de escrita). Constatamos basicamente que ler muito nem sempre contribui para escrever bem. A sistematização dos resultados dessa pesquisa sinaliza que é necessário, na medida do possível, fazer um trabalho paralelo e simultâneo com estratégias de leitura e técnicas de escrita ”“ o que se constitui num desafio permanente. 

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Biografia do Autor

Erica Reviglio Iliovitz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto II da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Doutora em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - IEL-UNICAMP

Referências

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Publicado

2011-04-10

Como Citar

Iliovitz, E. R. (2011). É preciso ler muito para escrever bem? Uma análise dos hábitos de leitura e domínio da escrita em textos dissertativos produzidos por universitários do agreste pernambucano. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 59. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.593

Edição

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