Avaliação de larga escala em leitura: considerações sobre construto e método de avaliar no SAEB e no PISA

Autores

  • Adriana de Oliveira Barbosa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.25156

Palavras-chave:

leitura, avaliação em larga escala, SAEB, PISA, análise de construto, métodos de avaliar

Resumo

O presente trabalho investiga o construto de leitura de duas avaliações externas de larga escala presentes no cenário educacional brasileiro: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), com foco em seus métodos de avaliar (ou nos formatos dos testes). O objetivo é contribuir com subsídios para melhor entendimento da leitura no contexto da avaliação, considerando que ambas avaliações têm potencial de influenciar não só as decisões políticas, como também as práticas pedagógicas. A análise tem aporte teórico da Linguística Aplicada, na área de avaliação em contexto de línguas, tem caráter qualitativo e baseia-se na metodologia de análise documental. Evidenciaram-se as diferenças nos construtos das duas avaliações, que ficam acentuadas pelos formatos dos testes: restrito a itens objetivos de múltipla escolha no SAEB e variado no PISA. Nesse sentido, remarca-se que o teste internacional tem maior proximidade a situações e demandas de leitura mais condizentes com práticas reais, o que não se verifica na avaliação nacional.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Barbosa, A. de O. (2020). Avaliação de larga escala em leitura: considerações sobre construto e método de avaliar no SAEB e no PISA. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(1), 103–123. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.25156

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