Velocidade de leitura, prosódia e resultados de compreensão
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26979Palavras-chave:
Fluência, Prosódia, Velocidade, Compreensão, LeituraResumo
O impacto que a teoria da automaticidade tem tradicionalmente na explicação do desenvolvimento do leitor, juntamente com o aumento da preocupação de que os alunos adquiram maior fluência na leitura, causou uma proliferação de estudos que focaram a atenção na velocidade dos leitores, mas que, em geral, se esqueceram de interpretar qual o papel da prosódia. O objetivo deste artigo é explicar como isso afeta, por um lado, o tempo em que 72 alunos do ensino fundamental investem na leitura de uma história apropriada à sua idade e, por outro, na qualidade de sua prosódia aos resultados da compreensão. Um método correlacional quantitativo é usado para isso. Os resultados permitem concluir que são as estratégias prosódicas (e não a duração da leitura) que afetam a qualidade da compreensão.
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