Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138380

Palavras-chave:

Educação para a saúde, Pesquisa-ação, Práticas pedagógicas, Trabalho coletivo

Resumo

Esse estudo investiga as contribuições da pesquisa-ação nas práticas pedagógicas de professores inseridos em processos formativos, visando a educação em saúde. As etapas, progressivamente planejadas, perpassaram o diagnóstico situacional, problematização, aprofundamento teórico, planejamento e incremento do plano de ação. Os achados apontam que a pesquisa-ação possibilitou a contextualização de problemas presentes no cotidiano, e apresentou potencialidades para a introdução de práticas pedagógicas em saúde, planejadas e articuladas ao currículo escolar, considerando o envolvimento entre a família e a escola nesse processo, além de promover o trabalho coletivo e interdisciplinar dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2021). Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES, Unipampa). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. E-mail: karlam.ef@gmail.com

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM). E-mail: vanecandito@gmail.com

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM). E-mail: carolinabcarlan@gmail.com

Referências

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2006). Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil (Série Promoção da Saúde, n. 6). Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/escolas_promotoras_saude_experiencias_brasil_p1.pdf

Brasil. (2012). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos). Conselho Nacional de Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Secretaria da Educação Básica, Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2018). Censo Escolar, 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/media-de-alunos-por-turma

Brito, I. S., Martins, M. E., Daher, D. V., Saboia, V. M., Acioli, S., & Berardinelli, L. M. (2017). Desafios e resultados da Pesquisa-Ação Participativa no campo da Promoção da Saúde e da Enfermagem. Estreiadialogos - Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, 2, 12-26. https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_f15e9ef329c547b09c45260f5324ba9f.pdf

Brusamarello, T., Maftum, M. A, Mantovani, M. F., & Alcantara, C. B. (2018). Educação em saúde e pesquisa-ação: instrumentos de cuidado de enfermagem na saúde mental. Saúde (Santa Maria), 44(2), 1-11. https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/27664

Burchard, C. P. , Soares, R. G., Vargas, V. C., Ilha, P. V., & Ruppenthal, R. (2020). Análise da temática saúde na Base Nacional Comum Curricular. Research, Society and Development, 9(7), e509974457. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4457

Candeias, N. M. F. (1997). Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, 31(2), 209-213. https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000200016

Cardoso, V., Reis, A. P., & Iervolino, S. A. (2008). Escolas Promotoras de Saúde. Revista Brasileira de Crescimento Desenvolvimento Humano, 18(2), 107-115. https://doi.org/10.7322/jhgd.19872

Carta de Ottawa. (1986). 1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, Canadá. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf

Carvalho, F. F. B. (2015). A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis - Revista de Saúde Coletiva, 25(4), 1207-1227. https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009

Casemiro, J. P., Fonseca, A. B. C., & Secco, F. V. M. (2014). Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3), 829-840. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013

Cortez, E. A., & Silva, L, M. da (2017). Research Action: Promoting health education with adolescents on sexually transmissible infections. Revista de enfermagem, 11(9), 3642-3649. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234495/27699

Coscrato, G., & Bueno, S. M. V. (2010). Qualitative research in health humanization through action research. Saúde e Transformação Social, 1(1), 120-128. http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/402

Couto, A. N., Kleinpaul, W. V., Borfe, L., Vargas, S. C., Pohl, H. H., & Krug, S. B. F. (2016). O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis, 17(4 Supl.1), 378-383. http://doi.org/10.17058/cinergis.v17i0.8150

Engel, G. I. (2000). Pesquisa-ação. Educar- Editora da UFPR, (16), 181-191. https://doi.org/10.1590/0104-4060.214

Guimarães, R. F., Langer, R. D., Guerra-Júnior, G., & Gonçalves, E. M. (2015). Efetividade de programas de intervenção escolar para reduzir fatores de risco à saúde em adolescentes: uma revisão sistemática. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, 17(4), 485-495. http://doi.org/10.5007/1980-0037.2015v17n4p485

Imbernón, F. (2010). Formação continuada de professores. Artmed.

Maciel, M. E. D. (2009). Educação em Saúde: Conceitos e propósitos. Cogitare Enfermagem, 14(4), 773-776. http://doi.org/10.5380/ce.v14i4.16399

Marinho, J. C. B., & Silva, J. A. (2013). Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares Ensino, Saúde e Ambiente, 6(3), 21-38. https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21140

Martins, E. S., Coelho, J. M. R., & Araújo, O. H. A. (2018). Contribuições emancipatórias da pesquisa-ação na formação contínua dos professores. Estreiadialogos - Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, 1, 31-40. https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_e203aa2dd9f3444fb6de61f63b99b2b3.pdf

Martins, M. E. C, & Brito, I. S. (2013). Investigação-acção participativa em saúde: revisão integrativa da literatura em língua portuguesa. [Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra]. Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. https://www.rcaap.pt/detail.jsp?locale=pt&id=oai:repositorio.esenfc.pt:4965

Mendonça, F. T. N F., Santos, A. S., Buso, A. L. Z., & Malaquias, B. S. S. (2017). Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com profissionais da atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(4), 825-832. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0349

Menezes, K. M., Rodrigues, C. B. C., Candito, V., & Soares, F. A. A. (2020a). Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Revista de Educação Popular, Edição Especial, 48-66. https://doi.org/10.14393/REP-2020-53255

Menezes, K. M., Rodrigues, C. B. C., Candito, V., & Soares, F. A. A. (2020b). A pesquisa-ação como articuladora das práticas pedagógicas de professores do Ensino Fundamental. Tear Revista de Educação Ciência e Tecnologia, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4427

Mohr, A. (2002). A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375

Oliveira, R. G., & Bueno, S. M. V. (2016). Processos educativos transformadores no contexto da saúde: uma proposta metodológica para pesquisa-ação. Anais do 5º Congresso Ibero-America de Investigação Qualitativa, Porto, Portugal. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/809/795

Rodrigues, C. B. C., Menezes, K. M., Candito, V., & Soares, F. A. A. (2019). Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional. Educação e Linguagem, 22(2), 25-41. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v22n2p25-41

Rodrigues, C. B. C., Menezes, K. M., Candito, V., Soares, F. A. A., & Muenchen, C. (2020). Three pedagogical moments as structurers of interdisciplinary pedagogical projects in health education. Research, Society and Development, 9(7), 1-12. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4247

Salci, M. A., Maceno, P., Rozza, S. G., Silva, D. M. G. V., Boehs, A. E., & Heidemann, I. T. S. B. (2013). Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enfermagem, 22(1), 224-230. https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000100027

Santos, A. A., Teodoro, A., & Queiroz, S. (2016). Educação em saúde: um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013). Revista Lusófona de Educação, 33, 9-22. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5690/3588

Sessa, P. da S., Paiva, J. C. de, Casasco, E. F. da C., & Silva, J. R. S. (2019). Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores. Linhas Críticas, 25, 277-295. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21588/20576

Sousa, M. C. de, Guimarães, A. P. M., & Amantes, A. (2019). A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 129-153. http://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153

Thiollent, M. J. M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Venturi, T., & Mohr, A. (2011). Análise da Educação em Saúde em publicações da área de Educação em Ciências. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, Brasil. http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0617-1.pdf

Venturi, T., Pedroso, I., & Mohr, A. (2013). Educação em Saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. Anais do VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL), Santo Angelo, Rio Grande do Sul, Brasil. http://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/comunicacao/13437_130_Tiago_Venturi.pdf

Zeichner, K. M. (2012). A pesquisa-ação e a formação docente voltada para a justiça social: um estudo de caso dos Estados Unidos. Em J. E. Diniz-Pereira, & K. M. Zeinchner (Eds.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Autêntica.

Publicado

07.12.2021

Como Citar

Menezes, K. M., Candito, V., & Rodrigues, C. B. C. (2021). Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar. Linhas Crí­ticas, 27, e38380. https://doi.org/10.26512/lc27202138380

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.