Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputa

Autores

  • Luís Gustavo Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3406

Palavras-chave:

Plano nacional de educação;, Gestão educacional;, Sociabilidade neoliberal

Resumo

O artigo pretende avaliar o Plano Nacional de Educação, em especial identificar as diferentes concepções de gestão educacional presentes na Lei nº 10.172, e analisar as disputas existentes na área para consolidar como política pública uma determinada concepção. Os programas escolhidos para serem analisados são: o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O texto irá sublinhar que as disputas entre concepções de gestão educacional e a retomada do modelo democrático dependem do financiamento da educação. O artigo encerra-se com uma análise dessas disputas políticas existentes no campo da gestão que reproduzem no plano educacional as contradições entre projetos antagônicos de sociabilidade.

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Biografia do Autor

Luís Gustavo Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestre e Doutorando em Educação na Universidade Federal de Goiás

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Publicado

30.04.2008

Como Citar

Silva, L. G. (2008). Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputa. Linhas Crí­ticas, 13(25), 253–270. https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3406

Edição

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