Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3339Palavras-chave:
Educação;, TV digital;, Interatividade;, Currículo;, Inclusão digitalResumo
Um dos maiores desafios do Brasil é disponibilizar ao maior número de pessoas o acesso à s tecnologias de informação e comunicação. O artigo apresenta algumas reflexões sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), lançado pelo Decreto 5.820/2006, por meio do qual o governo brasileiro fez uma opção técnica impregnada por pressões políticas. A implantação da TV digital no País foi seguida por inúmeras transformações ao longo do seu percurso, tendo envolvido pesquisadores de diversas áreas, tanto técnicas como sociais, com o objetivo de desenvolver um sistema que atendesse as necessidades da sociedade brasileira, incluindo a conexão à internet. Na perspectiva de inclusão sociodigital que propomos, a televisão digital pode se constituir em um importante elemento da transformação da educação com vistas à formação de cidadãos, e não de meros consumidores, seja de produtos, seja de informações.
Downloads
Referências
BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender:a geração doaudiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.
BELLONI, Maria Luiza. Educação para a mídia: missão urgente da escola. Revista Noésis, SãoPaulo, n. 17, p. 36-46, 1991.
______. Estética da Violência. Revista Comunicação & Educação, São Paulo: USP, n. 12, p. 43-48,1998.
BRASIL. Decreto nº 4.901/2003.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decre-to/2003/D4901.htm>. Acesso em: 10 dez. 2005.
BRASIL. Decreto nº 5.820/2006. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5820.htm>. Acesso em: 3 jul. 2006.
BRASIL. Lei Geral das Telecomunicações(LGT) 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9472.htm. Acesso em: 29 set. 2006.
BRECHT, Bertold. El compromiso en literatura y arte. Barcelona: Península, 1967.
CANCLINI, Nestor García. Consumidores e cidadãos:conflitos multiculturais da globalização. Riode Janeiro: EdUFRJ, 1999.
FERREIRA, Simone de Lucena. Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internete sua relação com a educação: o caso da AllTV. 2004. 164f. Dissertação (mestrado), Faculdade deCiências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______. Extensão ou comunicação?12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
______. Pedagogia do oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
LAPLANE, Mariano Francisco. Casos de políticas públicas para aquisición de computadoras personales. Campinas: Unicamp e Cepal (Nações Unidas), 2006.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinema & pós-cinema. Campinas: Papirus, 1997.
MORAN, José Manuel et al. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus,2000.
MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo:Cortez, 1995.
MOTA, Regina. Os desafios da TV digital no Brasil. In: BARBOSA FILHO, André et al. (Orgs.).Mídias digitais:convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 199-224.
PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EdUFBA, 2005.
______. Uma escola sem/com futuro:educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.
RAMOS, Fernando M. S. As tecnologias da comunicação no suporte aos sistemas eLearning. In:JAMBEIRO, Othon; RAMOS, Fernando (Org.). Internet e educação a distância.Salvador:EdUFBA, 2002.
REVISTA EM ABERTO, Brasília: Inep, v. 12, n. 57, jan./mar. 1993.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Idéia sobre currículo, caminhos e descaminhos de um labirinto.Educação e Contemporaneidade. Salvador: Faeeba, v. 13, n. 22, p. 417-430, jul./dez. 2004.
SERPA, Felippe. Rascunho digital:diálogos com Felippe Serpa. Salvador: EdUFBA, 2004.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SOARES, Ismar de Oliveira (Org.). O jovem e a comunicação. São Paulo: Loyola, 1992. v. 1.
______. Sociedade da informação ou da comunicação?. São Paulo: Cidade Nova, 1996. v. 1.
TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Disponível na Biblioteca Virtual Anísio Teixeira http://www.prossiga.br/anisioteixeira/eng/artigos/mestres.html . Este texto foi publicado naRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, p. 10-19, out./dez. 1963.Acesso em: 28 ago. 2006.
WILLIAMS, Raymond. Television:techonology and cultural form. London: Routledge, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.