Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital

Autores

  • Nelson de Luca Pretto Universidade Federal da Bahia
  • Simone de Lucena Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3339

Palavras-chave:

Educação;, TV digital;, Interatividade;, Currículo;, Inclusão digital

Resumo

Um dos maiores desafios do Brasil é disponibilizar ao maior número de pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. O artigo apresenta algumas reflexões sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), lançado pelo Decreto 5.820/2006, por meio do qual o governo brasileiro fez uma opção técnica impregnada por pressões políticas. A implantação da TV digital no País foi seguida por inúmeras transformações ao longo do seu percurso, tendo envolvido pesquisadores de diversas áreas, tanto técnicas como sociais, com o objetivo de desenvolver um sistema que atendesse as necessidades da sociedade brasileira, incluindo a conexão à internet. Na perspectiva de inclusão sociodigital que propomos, a televisão digital pode se constituir em um importante elemento da transformação da educação com vistas à formação de cidadãos, e não de meros consumidores, seja de produtos, seja de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson de Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP, 1994). Professor e Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2000-2008). Autor, entre outros, de SMOG ”“ Crônicas de Viagens (Arcádia, 2004), Uma escola sem/com Futuro (Papirus, 1996) e organizador de Tecnologia e Novas Educações (Edufba, 2005). Criador do projeto Tabuleiro Digital [www.tabuleirodigital.org]. Pesquisador do CNPq (nelson@pretto.info, www.pretto.info).

Simone de Lucena Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004). Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE2) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Professora Substituta de Didática da Faculdade de Educação da UFBA (slucen@ufba.br).

Referências

BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender:a geração doaudiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

BELLONI, Maria Luiza. Educação para a mídia: missão urgente da escola. Revista Noésis, SãoPaulo, n. 17, p. 36-46, 1991.

______. Estética da Violência. Revista Comunicação & Educação, São Paulo: USP, n. 12, p. 43-48,1998.

BRASIL. Decreto nº 4.901/2003.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decre-to/2003/D4901.htm>. Acesso em: 10 dez. 2005.

BRASIL. Decreto nº 5.820/2006. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5820.htm>. Acesso em: 3 jul. 2006.

BRASIL. Lei Geral das Telecomunicações(LGT) 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9472.htm. Acesso em: 29 set. 2006.

BRECHT, Bertold. El compromiso en literatura y arte. Barcelona: Península, 1967.

CANCLINI, Nestor García. Consumidores e cidadãos:conflitos multiculturais da globalização. Riode Janeiro: EdUFRJ, 1999.

FERREIRA, Simone de Lucena. Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internete sua relação com a educação: o caso da AllTV. 2004. 164f. Dissertação (mestrado), Faculdade deCiências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Extensão ou comunicação?12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

______. Pedagogia do oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

LAPLANE, Mariano Francisco. Casos de políticas públicas para aquisición de computadoras personales. Campinas: Unicamp e Cepal (Nações Unidas), 2006.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinema & pós-cinema. Campinas: Papirus, 1997.

MORAN, José Manuel et al. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus,2000.

MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo:Cortez, 1995.

MOTA, Regina. Os desafios da TV digital no Brasil. In: BARBOSA FILHO, André et al. (Orgs.).Mídias digitais:convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 199-224.

PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EdUFBA, 2005.

______. Uma escola sem/com futuro:educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.

RAMOS, Fernando M. S. As tecnologias da comunicação no suporte aos sistemas eLearning. In:JAMBEIRO, Othon; RAMOS, Fernando (Org.). Internet e educação a distância.Salvador:EdUFBA, 2002.

REVISTA EM ABERTO, Brasília: Inep, v. 12, n. 57, jan./mar. 1993.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Idéia sobre currículo, caminhos e descaminhos de um labirinto.Educação e Contemporaneidade. Salvador: Faeeba, v. 13, n. 22, p. 417-430, jul./dez. 2004.

SERPA, Felippe. Rascunho digital:diálogos com Felippe Serpa. Salvador: EdUFBA, 2004.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SOARES, Ismar de Oliveira (Org.). O jovem e a comunicação. São Paulo: Loyola, 1992. v. 1.

______. Sociedade da informação ou da comunicação?. São Paulo: Cidade Nova, 1996. v. 1.

TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Disponível na Biblioteca Virtual Anísio Teixeira http://www.prossiga.br/anisioteixeira/eng/artigos/mestres.html . Este texto foi publicado naRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, p. 10-19, out./dez. 1963.Acesso em: 28 ago. 2006.

WILLIAMS, Raymond. Television:techonology and cultural form. London: Routledge, 1990.

Downloads

Publicado

30.11.2007

Como Citar

Pretto, N. de L., & Ferreira, S. de L. (2007). Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital. Linhas Crí­ticas, 13(24), 37–52. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3339

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.