O jornal Estrella do Sul como uma estratégia de intervenção no debate educacional na primeira metade de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5065

Palavras-chave:

Impressos católicos, Estratégias, Debate educacional, Ensino religioso

Resumo

Este trabalho visa analisar como o jornal católico Estrella do Sul participou do debate educacional na primeira metade de 1930, no Rio Grande do Sul; o impresso era uma publicação semanal, vinculada ao centro da Boa Imprensa; circulava de forma ampla no centro do estado, era composto por quatro páginas, poucas imagens, textos curtos e anúncios. Analisamos o conteúdo do impresso como indicador das ações estabelecidas junto ao espaço educacional e percebemos que o impresso se efetivou como uma estratégia de ação estabelecida pela Igreja Católica com o objetivo de ampliar sua intervenção social, atuando de forma prioritária na defesa do ensino religioso facultativo nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Adriana Duarte Leon, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Instituto Federal Sul Rio-Grandense -IFSUL

Concluiu doutorado em Educação recentemente na Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa: História da Educação. É professora efetiva do Instituto Federal Sul Rio-Grandense.

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Acervo Consultado

AHCMPA. - Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre.

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Publicado

05.09.2017

Como Citar

Leon, A. D. (2017). O jornal Estrella do Sul como uma estratégia de intervenção no debate educacional na primeira metade de 1930. Linhas Crí­ticas, 23(50), 88–110. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5065

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